FitnessNotícias

A interrupção das atividades físicas e o ganho de gordura na pandemia

Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam as alterações metabólicas que o sedentarismo forçado causa em quem antes praticava exercícios com regularidade

A pandemia do coronavírus continua a provocar mudanças de hábitos na população. Quando parecia que havíamos superado o problema, surge uma nova onda da doença, voltando a existir a necessidade de restrições que obrigam a população a mudar hábitos e impor mudanças, prejudicando inclusive a possibilidade de frequência nos clubes, academias etc. Não há como negar que estas restrições causam um impacto na prática de exercícios, acometendo a saúde das pessoas e obrigando cada um de nós a buscar alternativas para, de alguma forma, não interromper a prática de exercícios.

Pode-se criar uma rotina de exercícios em casa — Foto: Internet

A interrupção dos programas de atividade física prejudica a saúde, comprometendo principalmente o que mais valorizamos atualmente, que é a nossa imunidade. Além disso, é inevitável pensar no impacto dessa interrupção no ganho de peso e, consequentemente, no aumento de gordura corporal. Por incrível que pareça, a parada de atividades físicas em praticantes de exercícios pode ter um efeito rebote de aumentar a gordura corporal como consequência de uma adaptação metabólica decorrente dos efeitos pregressos do próprio treinamento.

Essa hipótese foi investigada em um trabalho de revisão sistemática publicado em julho de 2020 por pesquisadores brasileiros. Em resumo, a interrupção da prática de exercícios parece aumentar a capacidade do tecido adiposo de estocar energia, sendo este fenômeno entendido como uma adaptação de defesa devido ao entendimento dos mecanismos adaptativos da necessidade de dispor de reservas para o gasto calórico habitualmente elevado. Em outras palavras, com a prática regular de exercícios, acostumamos nosso corpo a sempre dispor de energia para um gasto calórico aumentado. Quando paramos abruptamente, existe um efeito rebote que repercute nesse aumento do estoque de gordura que acaba refletindo em aumento de peso corporal.

Evitar este fenômeno é sem dúvida uma necessidade. Portanto, a busca de alternativas na vigência das restrições da pandemia continua a ser um desafio a ser enfrentado.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli

Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/12/15/a-interrupcao-das-atividades-fisicas-e-o-ganho-de-gordura-na-pandemia.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: