5 Porções ao dia destes alimentos ajudam a blindar seu coração
Você provavelmente já ouviu falar na famosa recomendação de consumir cinco porções de frutas e vegetais para afastar o risco de doenças graves como o câncer. Mas um estudo recente publicado no periódico Food & Function traz um dado que merece atenção: comer essas cinco porções pode não ser suficiente para proteger a saúde cardiovascular, se a escolha dos alimentos não for variada e estratégica.
O ponto chave da preocupação acima tem um nome que você pode ter ouvido falar, mas não sabe direito o que significa: flavanóis.
O que são os flavanóis?
Estudo chama atenção para um tipo de composto natural presente em certos vegetais e frutas – | Foto:(Reprodução/Internet)
Flavanóis são compostos naturais encontrados em frutas, vegetais, cacau, leguminosas, vinho tinto e chás verde e preto. Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e, segundo pesquisas anteriores, podem ajudar a proteger os vasos sanguíneos, melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de algumas doenças incluindo as cardiovasculares.
O problema é que a maioria das pessoas não consome flavanóis em quantidade suficiente. E o estudo mostra que isso acontece mesmo entre quem segue à risca a recomendação das cinco porções diárias.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
Pouca gente consome o ideal
Os pesquisadores analisaram dados alimentares de mais de 30 mil participantes nos Estados Unidos e no Reino Unido, medindo a ingestão de flavanóis por biomarcadores. A conclusão foi direta: menos de uma em cada cinco pessoas consome a quantidade diária recomendada para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, estimada entre 400 e 600 mg por dia, segundo a Academia Americana de Nutrição e Dietética.
“As doenças do coração ainda são uma das principais causas de adoecimento e morte e por isso é importante identificar formas de reduzir esse risco”, explicou Gunter Kuhnle, professor de nutrição e ciência dos alimentos da Universidade de Reading, no Reino Unido, e autor sênior do estudo.
Escolha melhor suas porções
É claro que a pesquisa não questiona a importância de consumir frutas e vegetais. O enfoque é outro: é preciso escolher melhor essas cinco porções. Nem todas as frutas e verduras são igualmente ricas em flavanóis e, segundo os pesquisadores, essa distinção raramente aparece nas campanhas de saúde pública.
“Enquanto recomendar ‘5 ao dia’ é uma mensagem importante, pode haver benefício em incentivar uma seleção mais variada e enfatizar alimentos ricos em compostos específicos”, destacou Kuhnle.
Quais alimentos são ricos em flavanóis?
A nutricionista Monique Richard, em entrevista ao site Medical News Today, lembrou que a nutrição vai além de contar porções. “Trata-se da diversidade de compostos que a natureza embala dentro dos alimentos, do prazer que o ato de comer pode proporcionar e da alegria de nutrir a vida a cada refeição.”
Entre as fontes mais ricas em flavanóis, ela destaca:
– maçã com casca
– amoras, mirtilos, morangos e uvas
– chás verde e preto
– cacau e chocolate amargo (mínimo 70% de cacau)
– peras com casca
– leguminosas como favas
Ela também destaca algumas estratégias simples que ajudam a aumentar o consumo diário de flavanóis:
1.Deixe a casca em frutas como maçã e pera após lavá-las bem
2.Tome de dois a três copos de chá verde ou preto por dia, quente ou gelado
3.Adicione frutas vermelhas a saladas, iogurtes, smoothies e molhos
4.Use ervas como salsinha, orégano e cebolinha em temperos e pastas
5.Consuma um punhado de uvas congeladas ou de nozes nos lanches
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp Face Book e Telegram
Por: Redação Dr.Jairo Bouer
Fonte: Gunter Kuhnle, professor de nutrição e ciência dos alimentos da Universidade de Reading, no Reino Unido, e autor sênior do estudo
Monique Richard, nutricionista
Academia Americana de Nutrição e Dietética
Transcrito: https://doutorjairo.uol.com.br/leia/5-porcoes-ao-dia-destes-alimentos-ajudam-blindar-seu-coracao/?utm_source=Feed%20UOL&utm_medium=site&xid=10003


