NotíciasNutrição

Obesidade e desnutrição preocupam com população mais velha

Nutricionista Cris Perroni alerta para os cuidados necessários com as mudanças fisiológicas e metabólicas do envelhecimento

A população brasileira está envelhecendo. Mudanças fisiológicas e metabólicas ocorrem no organismo durante o processo de envelhecimento, com repercussões sobre o desempenho motor e o estado nutricional:

– Redução da capacidade funcional;

– Modificação do paladar (redução da sensibilidade para gostos como sal e doce);

– Diminuição da taxa metabólica basal;

– Perda óssea;

– Redução da sensibilidade à sede

– Alteração nos processos de digestão, absorção e excreção dos alimentos;

– Redução do esvaziamento gástrico;

– Modificação na composição corporal, com redução da massa muscular e aumento da gordura corporal.

Idosa na natação: envelhecimento da população exige cuidados adicionais com alimentação para evitar obesidade ou desnutrição – Foto: (Reprodução/Internet)

Dois extremos precisam ser cuidados no envelhecimento: obesidade e desnutrição.

A obesidade e a piora da composição corporal estão associados à alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis como doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, resistência à insulina e diabetes.

A desnutrição está associada ao aumento da incapacidade funcional, à piora da qualidade de vida, à maior susceptibilidade às infecções e a internações.

Em qualquer fase da vida é possível readequar nossa composição corporal com redução da gordura, aumento de massa muscular e da mineralização óssea.

A atenção à alimentação, o estilo de vida ativo e a prática regular de exercício físico são fundamentais para manutenção da saúde física e mental e da longevidade. Fazer o equilíbrio da “balança” entre a ingestão alimentar e o gasto energético.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Em relação a obesidade, atenção à:

– Qualidade alimentar, aumentando à ingestão de alimentos de baixa densidade energética como frutas, verdura e legumes. Evitando alimentos e preparações com alta densidade energética, como preparações ricas em gorduras e bebida alcoólica;

– Redução do tamanho das porções e da quantidade dos alimentos ingeridos.

Por que ganhar massa muscular?

Foto: (Reprodução/Internet)

O aumento da massa muscular melhora a funcionalidade, o aumento da força e a prevenção de quedas e de lesões, promove aceleração metabólica e melhora a densidade mineral óssea.

Para que ocorra aumento de massa muscular é fundamental a prática de exercício contrarresistido (exercício de força) e a alimentação adequada em calorias e proporção de proteínas.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Idosos podem usar suplementos ricos em proteínas e aminoácidos?

Suplementos proteicos (whey protein e proteína vegetal) podem ser utilizados para aumentar a proporção de proteínas na dieta. A creatina é um aminoácido que potencializa o ganho de massa muscular, aumenta força e potência, eleva mineralização óssea e melhora a saúde cognitiva e o controle glicêmico, facilitando a entrada de glicose no músculo.

Suplementos servem para complementar o programa alimentar, sempre com prescrição do nutricionista ou do médico.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Cris Perroni

Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/04/09/obesidade-e-desnutricao-preocupam-com-populacao-mais-velha.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: