NotíciasSaúde em Foco

O que é “lockdown” e qual a diferença para a quarentena?

Conforme algumas cidades do Brasil começam a adotar o lockdown, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre o que significa o termo e como ele difere da já conhecida quarentena.

O protocolo de isolamento é diferente do então adotado por estados e municípios e visa manter o controle da transmissão do novo coronavírus. A seguir, entenda como ele funciona:

Diferença entre lockdown e quarentena

Lockdown: o que é

O termo “lockdown” em inglês significa confinamento. A rigor, é isso que o sistema de lockdown significa: um confinamento rigoroso, com horas estabelecidas para poder sair de casa, bloqueio de avenidas e rodovias, necessidade de justificativas para sair de casa, aplicação de punições (multas ou detenções) em caso de descumprimento das regras, entre outras medidas para evitar o trânsito de pessoas nas ruas das cidades.

Foi o que aconteceu em cidades de outros países, como Espanha, Itália, Alemanha.

 

Aqui no Brasil, cidades da região Nordeste e Norte são as primeiras a adotar o protocolo de isolamento extremamente rígido. A medida foi anunciada pelos respectivos governadores dos estados do Maranhão, Ceará e Pará.

Nas cidades do Maranhão, onde já está em vigor o lockdown, está proibida qualquer aglomeração de pessoas em locais públicos ou mesmo privados (isto é: não são permitidos eventos como shows, congressos e festas).

Está vedada, também, a entrada e saída das três cidades que ficam na Ilha do Maranhão, exceto de ambulâncias, viaturas policiais, profissionais da saúde em deslocamento e exclusivamente para desempenho de sua atividade (com um documento que comprove o motivo para sua saída), veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam ou irão realizar tratamento de saúde fora de seu domicilio, caminhões e veículos a serviço das atividades essenciais elencadas.

Os serviços essenciais permanecem autorizados, como mercados, serviços de abastecimento, delivery, entre outros.

Publicidade, loja QUALITY LIFE

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Faça seu Pedido 99 98176 3285

Cidades do Brasil com lockdown

São Luis do Maranhão (MA)

Raposa (MA)

Paço do Lumiar (MA)

São José de Ribamar (MA)

Belém (PA)

Ananindeua (PA)

Marituba (PA)

Benevides (PA)

Santa Bárbara do Pará (PA)

Santa Izabel do Pará (PA)

Castanhal (PA)

Santo Antônio do Tauá (PA)

Vigia de Nazaré (PA)

Breves (PA)

Fortaleza (CE)

Quarentena: o que é

O termo quarentena, por outro lado, tem sido o termo genérico para denominar o isolamento ou distanciamento social adotado em algumas cidades brasileiras até o momento.

Diferente do lockdown, as medidas de isolamento são uma recomendação, e não uma proibição. Em outras palavras, o isolamento é um passo anterior ao lockdown.

Segundo o infectologista João Prats, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a ideia do isolamento social também é limitar o acesso da população a espaços de entretenimento ou que tenham um número grande de pessoas, como lojas, bares, restaurantes, shopping centers, parques, praias ou mesmo a casa de amigos e escritórios de trabalho – por isso a adoção do home-office.

Em São Paulo, por exemplo, desde o final de março foi decretado estado de quarentena na unidade federativa. Consequentemente, suspendeu-se atendimento presencial em restaurantes, shoppings, academias e outros comércios.

O que permaneceu foram os chamados serviços essenciais, como mercados, farmácias, hospitais, oficinas e mesmo os serviços de delivery. Foi recomendado, ainda, que a população evitasse o contato com outras pessoas e saísse o mínimo possível de casa.

Além de São Paulo, outras localidades do país, como o Rio de Janeiro, também adotaram o protocolo de isolamento social.

Por: MARIA BEATRIZ MELERO

Fonte: João Prats,infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo,

Transcrito: https://www.vix.com/pt/saude/584546/transmissao-do-virus-esta-passando-da-rua-pra-casa-cuidados-cruciais-para-quem-sair?utm_source=next_article

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: