NotíciasNutrição

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA PARA GARANTIR O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS

Se você se preocupa com o que seu filho ingere e tem consciência que para garantir o crescimento saudável das crianças é necessário adotar uma alimentação balanceada. Saiba mais sobre a opinião de médicos e nutricionistas

Incentivar as crianças a comer vegetais não é brincadeira, mas o esforço dos pais vale a pena. Estudos comprovam que é na infância que se constroem os alicerces para uma vida adulta livre de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Uma dieta equilibrada e nutritiva não é essencial apenas para o crescimento saudável, mas também para a memória e o aprendizado, algo que fará toda a diferença no desempenho escolar. E até o respeito ao ritual da refeição pode ter impacto em comportamentos futuros, diz a ciência.

A questão é: como fazer isso? Mesmo que a família seja munida de informação, colocar em prática as recomendações dos especialistas é desafiador. Ainda mais quando anúncios de guloseimas recheiam a programação infantil, e os pais têm pouco tempo para se dedicar à cozinha. Convencer as crianças a trocar a comida processada, rica em sal, açúcar e fácil de mastigar, por legumes, verduras e frutas frescos e in natura parece uma missão impossível. Preocupados com a saúde dos filhos, os pais apelam para a velha tática do “se não comer, nada de sobremesa”.

Mas os médicos e nutricionistas ouvidos pela VivaSaúde fazem coro: forçar ou prometer algo em troca do prato limpo só piora as coisas. O pediatra espanhol Carlos Gonzáles, autor do livro Meu Filho Não Come (Timo), é um deles: “Jamais obrigue seu filho a comer”, diz. E para as crianças que comem só o que não deveriam, o conselho é simples: “Compre e coma só comida saudável; e deixe seu filho em paz”.

Por:Tataina Pronin

Produção:Janaína Resende

Adaptação:Kelly Miyazzato.

Transcrito:http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/importancia-da-alimentacao-balanceada-para-garantir-o-crescimento-saudavel-das-criancas/6753/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: