NotíciasNutrição

Gosta de nadar? Confira dicas do que comer e beber durante os treinos

Nutricionista afirma que carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta dos nadadores. Hidratação também é importante para o melhor desempenho dos atletas

A prática da natação está crescendo a cada dia. Inúmeras assessorias esportivas vêm preparando praticantes amadores para melhora da performance, travessias, duatlo e triatlo. O desempenho depende da regularidade do treinamento, alimentação adequada e hidratação, que permitem adaptação e recuperação mais rápida. Os carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta: frutas, vegetais, pães, cereais, arroz, quinua, massas, milho, batata, aipim, inhame, já que o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular. Atenção à hidratação durante o dia. Veja abaixo como deve ser feita nutrição dos esportistas, segundo as dicas da nutricionista Cristiane Perroni:

Antes do treino:

Antes do treino, uma boa é aposta no suco de fruta natural — Foto: Reprodução Internet

Uma a duas horas antes do treino devem ser prioridades a ingestão de água, carboidratos e evitar o consumo de gorduras. Não praticar exercício físico em jejum, pois pode haver redução de desempenho.

– Suco de fruta ou fruta + sanduíche com queijo magro, ou pelo menos ingerir uma fruta ou barra de cereal.

Durante o treino:

Com a alimentação certa, é só colocar os óculos e cair na piscina para nadar — Foto: Reprodução Internet

Atletas de esporte aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, portanto devem deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato.

– Três colheres de sopa de maltodextrina em 500ml de água.

Em treinos ou provas acima de uma hora, deve ser ingerido de 30 a 60g de carboidrato a cada hora para evitar hipoglicemia, depleção de glicogênio e fadiga.

Deve ser utilizada bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, melhorar a palatabilidade e repor as perdas pelo suor.

Após o treino:

Whey protein é muito usado pelos atletas para acelerar a recuperação muscular — Foto: Reprodução Internet

Em treinos de alta intensidade e acima de uma hora, além de carboidratos, pode ser utilizada proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação.

Indicação: 20g carboidrato + 10g de proteína para recuperação. Veja os exemplos abaixo:

– Sanduíche de queijo magro com geleia

– Maltodextrina com whey protein

– Sport drink: carboidratos com proteína

Alimentação adequada, individualizada, boa hidratação e descanso são fundamentais para a melhora da performance.

por: Eu Atleta — Rio de Janeiro

Fonte: Cristiane Perroni, nutricionista

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/gosta-de-nadar-confira-dicas-do-que-comer-e-beber-durante-os-treinos.ghtml

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: