NotíciasNutrição

Evitar glúten e lactose ajuda no desempenho esportivo?

Nutricionista lista quais alimentos são fontes de glúten e lactose, além de dar opções de substitutos

Há grande procura por novas dietas ou por alimentos vilões que, quando eliminados da alimentação, favorecerão a redução de peso e o desempenho esportivo. A redução de peso com qualidade e o desempenho esportivo estão relacionados alimentação equilibrada e prática regular e individualizada de exercício. Não há evidencias científicas que a retirada do glúten e da lactose promova emagrecimento ou desempenho esportivo.

Glúten

A retirada do glúten é realizada para tratar indivíduos com doença celíaca, intolerância ou sensibilidade.

  Apenas excluir alimentos com glúten da dieta não ajuda a emagrecer — Foto: Reprodução/Internet

Alimentos fontes de glúten

1. Centeio

2. Trigo

3 Cevada

4. Malte

5 Aveia (quando plantada em sistema de rotação do solo, presentes, por exemplo, em pães, massas, bolos, biscoitos, cerveja)

Conheça nossa linha de produtos no INSTAGRAM Clique na imagem acima

Alimentos substitutos ao glúten

1. Arroz

2 Farinha de arroz

3 Milho

4 Quinoa

5 Amido de milho

6. Tapioca

7. Mandioca

8 Araruta

9. Polvilho doce e azedo

10. Batata

11. Inhame

Alimentos substitutos ao glúten não possuem menor valor calórico ou reduzem o valor calórico da preparação.

Intolerância à lactose

A retirada de alimentos que contenham glúten só deve ser feita para quem tem doença celíaca ou alguma sensibilidade. E não há comprovação de que a retirada da lactose contribua para redução do peso — — Foto: Reprodução/Internet

É o caso de incapacidade parcial ou total para digerir a lactose. Na maioria dos mamíferos, a atividade da enzima lactase diminui na parede intestinal após o desmame e reduz com o passar dos anos (no envelhecimento).

A intolerância pode ser leve, moderada ou severa, e a retirada parcial ou total dos produtos lácteos dependerá do grau de intolerância. Os sintomas mais comuns são distensão abdominal, flatulência, dor abdominal e diarreia.

Conheça as facilidade de Empréstimo na pagina do Instagram clique na imagem acima

Alimentos fontes

1. Leite de vaca

2. Iogurtes

3. Queijos

4. Manteiga

5. Leite de cabra e derivados

O leite causa os piores sintomas, seguido do iogurte e, depois, os queijos.

Substitutos

1. Bebidas vegetais à base de soja, coco, amêndoa e arroz

2. Tofu

3. Hommus

Os produtos “lacfree” são aqueles com adição da enzima lactase. A tolerância à esses alimentos é individual. Os indivíduos com alta intolerância à lactose não se beneficiam com o uso desses alimentos, continuam apresentando sintomas. Evite o consumo excessivo e varie sua dieta. Quanto maior a variedade alimentar, menor o consumo excessivo de determinado alimento.

A indústria lançou inúmeros produtos e introduziu nos rótulos as informações “lacfree” e “não contém glúten”, com objetivo de fornecer maior variedade alimentar, evitar a monotonia e dar mais informação ao consumidor que não pode consumir estes alimentos.

Atenção aos rótulos: os ingredientes são expostos em ordem decrescente, do alimento presente em maior quantidade para menor. Evite alimentos com grande quantidade de ingredientes e aditivos.

Por: Cris Perroni

Fonte: Cris Perroni , Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2022/04/04/evitar-gluten-e-lactose-ajuda-no-desempenho-esportivo.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: