NotíciasNutrição

Biotipos mesomorfo, ectomorfo e endomorfo: o que são e diferenças

Tendência para engordar, emagrecer ou ganhar músculos realmente existe: nutricionista explica como saber qual é o seu e garante que o biotipo sozinho não define peso e massa muscular

Você é uma daquelas pessoas que engordam fácil ou não conseguem massa muscular mesmo se “matando” de malhar? Ou, pelo contrário, conseguem com facilidade perder peso, mesmo não fazendo dieta ou exercícios físicos? Para todos esses resultados no comportamento de cada organismo existe uma resposta em comum: o biotipo corporal. O termo foi criado pelo psicólogo americano, William Herbert Sheldon Júnior na década de 1940. O estudioso chegou à conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três grupos distintos: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo. Mas o que são? Quais as diferenças entre eles?

Biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo — Foto: Istock Getty Images

– Biotipo corporal se define pelo formato do corpo humano, que pode sofrer influência pelo conjunto de reações corporais ou metabolismo, massa corporal, quantidade de gordura e constituição óssea. Dentro disso, podemos ter a classificação de cada indivíduo – explica o nutricionista Thiago Monteiro, conhecido como Nutri Fofo.

Confira os três tipos de biótipos corporais

1. Ectomorfos – São as pessoas que apresentam o metabolismo mais acelerado, com maior facilidade na definição e dificuldade no ganho de peso. Elas até treinam e possuem físico atlético, mas não conseguem expandir muito a musculatura. Geralmente, têm corpos magros (por mais que façam dietas hipercalóricas), ombros estreitos e membros (pernas e braços) compridos;

ECTOMORFO — Foto: Istock Getty Images

2. Mesomorfos – São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.

3. Endomorfos – São os indivíduos que possuem um corpo mais largo e membros curtos. No geral, são mais pesados e possuem facilidade em ganhar peso, além de dificuldade na definição muscular, uma vez que possuem um metabolismo mais lento;

Como descobrir o seu biotipo corporal

Descobrir em qual desses biótipos você se encaixa é o primeiro passo para conseguir os resultados desejados, sempre associando exercícios físicos e alimentação.

No entanto, as pessoas tendem a acreditar que se engordam com facilidade, são do tipo endomorfo. Se emagrecem com facilidade, ectomorfo. E se não engordam e nem emagrecem, mesomorfo. Porém, essa classificação não é tão simples como parece. Afinal, como fazer para descobrir o nosso biotipo corporal?

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

No entanto, o nutricionista complementa a sua fala, com uma observação importante: as mulheres possuem uma composição corporal diferente, que pode variar no teste. Elas até podem realizá-lo, mas a validação das características citadas acima são mais seguras.

– William Sheldon criou um teste para isso: se você é uma pessoa destra (escreve com a mão direita) essa mão será o instrumento de medição e a mão esquerda (punho) será o local de medição. Entre o dedo médio e o dedão da mão direita, você deve tentar entrelaçar o punho esquerdo – ensina Thiago, explicando:

1. Se você conseguir encontrar a ponta dos dois dedos com facilidade, tocando as pontas do dedão e do dedo médio, você é mesomorfo;

2. Se você encontrar os dedos e tiver sobra, com o dedo médio passando além do dedão, é ectomorfo;

3. á se entrelaçar e não conseguir encontrar os seus dedos, se eles não se tocarem, você é endomorfo.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

É possível mudar o nosso biotipo corporal?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares: é possível mudar o nosso biotipo corporal?

– A pessoa sempre terá o seu biotipo natural, mas a composição corporal, isto é, o conjunto corporal de massa muscular e gordura corporal, água e peso de ossos pode variar e ela obter características que sejam de mais de um biótipo. Porém, essa pessoa sempre permanecerá com as características próprias de seu biotipo – esclarece o nutricionista.

Será, então, que o nosso biotipo possui um fator determinante para conseguirmos emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular? Thiago Monteiro responde que não, o biotipo não determina seu corpo sozinho.

– Não é um fator determinante, pois o mais importante é o estilo de vida da pessoa: se ela é ativa ou sedentária, se faz um acompanhamento nutricional e uma dieta correta, tanto para um objetivo quanto para outro. Seguindo esses parâmetros, a pessoa consegue emagrecer, mesmo que ela tenha dificuldade para isso, dentro de cada biótipo e tipo de corpo, que é algo individual. Uma pessoa pode conseguir ganhar massa muscular, por mais que o seu corpo tenha resistência a isso. Então, o estilo de vida, associado à atividade física e a um plano alimentar individualizado, consegue ultrapassar a questão do biotipo estético – conclui o especialista em nutrição.

E você, já fez o teste? Conta pra gente qual é o seu biotipo corporal nos comentários!

Por: Úrsula Neves, para EU Atleta — Rio de Janeiro

Fonte: Thiago Monteiro (@nutrifofo) é nutricionista e criador do Método Reaprenda a Comer (@metodoreaprenda).

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/reportagem/2022/12/07/c-biotipos-mesomorfo-ectomorfo-e-endomorfo-o-que-sao-e-diferencas.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: