NotíciasNutrição

Alimentação natural e orgânica oferece mais saúde e consciência ambiental

Se alimentar de maneira saudável se tornou uma tendência nos dias atuais, mas ao contrário de algumas modas que ficaram conhecidas entre o grande público, esse tipo de alimentação não surge como algo “momentâneo” e sim, como uma uma mudança nas prioridades das pessoas, que desejam melhorar a sua saúde.

Mas o interesse disso é que uma alimentação em específico começou a chamar atenção das pessoas, pois oferece não apenas a saúde, mas principalmente um momento de reflexão perante a sua consciência ambiental.

No caso, o modelo de alimentação em questão seria a alimentação natural e orgânica – que passa a oferecer uma série de benefícios, inclusive pode elevar sua qualidade de vida.

Para saber como funciona essa forma de alimentação mais saudável e ecologicamente correta confira o artigo.

Se repararmos em temas de discussões que mais se repetiram ao redor de todo o mundo, pode notar que a sustentabilidade está entre os principais.

No caso, o assunto tomou grandes proporções nos últimos anos e passou a preocupar não só as indústrias em relação suas atitudes negativas para natureza, mas inclusive pessoas normais que enxergaram suas atitudes prejudicando o meio ambiente.

Isso está sendo abordado porque a sustentabilidade foi uma das estimuladoras desta nova onda de alimentação politicamente correta.

Claro que não é responsável única, mas ela tem a sua parcela de “culpa” (no caso, positiva) em fazer as pessoas se conscientizarem sobre a importância que esse tipo de alimentação tende oferecer.

Pense que uma fruta não orgânica pode receber milhares de substâncias para a sua cor ser mais forte, seu tamanho ser convidativo e outras alterações sobre os seus aspectos estéticos e gustativos que, obviamente, prejudicam o solo.

Assim, há uma poluição explícita ao meio ambiente e, ingerir esses alimentos pode ser uma maneira de não concordar com a sustentabilidade, mesmo indiretamente.

Por isso que alguns especialistas afirmam que comer alimentos naturais e/ou orgânicos não é apenas uma maneira de oferecer mais saúde para o seu corpo, mas passa a ser a forma de demonstrar que possui consciência ambiental e por isso, não é responsável pela degradação do solo (ao menos em relação a sua alimentação).

Os principais benefícios de uma Alimentação Natural e Orgânica

Infelizmente, algumas pessoas possuem uma percepção em relação a alimentos orgânicos que deveria ser mudada, ocorre que o orgânico se tornou algo muito mais caro que os alimentos que são banhados por substâncias nocivas, como os agrotóxicos.

Diante disso, alguns passaram a assimilar a alimentação natural e orgânica apenas como uma prática para pessoas com boa situação financeira.

Isso não é verdade, óbvio. Eles são mais caros, porém não são alimentos que de certo modo apenas pessoas bem sucedidas tendem a consumir, até porque há a possibilidade de encontrá-los por preços mais em conta em muitos mercados e, até mesmo, em feiras ou em bancas de alimentos naturais ao redor das cidades.

** Entenda, os alimentos orgânicos costumam ser mais caros pela forma como são produzidos. São alimentos produzidos em menos escala e isso acaba tendo um custo de produção relativamente mais caro. Além disso, também tendem a exigir um cuidado e atenção muito maior do que os alimentos que são comuns.

Mas enfim, se ainda tem dúvidas sobre a eficiência dos alimentos que são tidos como naturais e orgânicos, é necessário começar a refletir sobre o que eles são capazes de te oferecer, além do que compartilham com a natureza, não apenas com o solo onde o alimento fora plantado, mas com os animais e muitos outros.

Dessa forma é necessário conhecer os benefícios desta prática, onde pode-se notar uma melhora na sua saúde e muitos outros. Veja:

Os animais agradecem

Exatamente. Ao contrário o que as pessoas pensam, ao ingerir alimentos que se caracterizam como orgânicos, elas não apenas auxiliam o solo onde os mesmos foram plantados, mas também oferece mais biodiversidade, onde a ausência de agrotóxicos pode ajudar a preservar os pássaros, os insetos e inclusive, animais de maneira geral – possibilitando que eles tenham uma vida menos estressante.

Diminua as Toxinas do Corpo

As toxinas são um veneno para o corpo, por isso que nos últimos anos surgiram uma série de dietas que visam limpar o organismo e fazê-lo voltar a funcionar.

A partir disso, é crucial que comece evitar as toxinas, sendo crucial apostar nesses alimentos orgânicos, pois de certo modo estão livre de agrotóxicos. Assim, esse tipo de alimento te deixa mais leve, saudável e não vai “poluir” seu organismo.

Melhora a vida no Campo

Outro benefício interessante que a alimentação natural e orgânica oferece, é a melhora da vida no campo. Muitas pessoas dependem da agricultura para viver e a agricultura orgânica acaba exigindo de um número maior de mão de obra, o que permite aumentar os emprego. Dessa forma, milhares de pessoas passam a ser beneficiadas, não apenas quem trabalha nas colheitas, como quem consome.

Vida mais saudável e leve

Um dos benefícios mais relevantes diante desse modelo de alimentação seria o impacto da mesma na sua saúde e qualidade de vida. Como dito antes, ocorre a possibilidade de reduzir as toxinas do corpo com os alimentos orgânicos, tendo uma melhora eficiente no organismo. Assim, você garante mais saúde para ele, além de diminuir os riscos de desenvolver doenças que prejudicam o seu corpo.

Redução da Poluição Ambiental

Como dito no início do texto, os alimentos orgânicos têm um importante papel no processo de redução da poluição ambiental pelo fato de que, ao contrário da agricultura convencional, a agricultura orgânica não faz uso de agrotóxicos e de fertilizantes químicos, que poluem o solo e também podem ser levados para os outros locais com o vento e água da chuva, aumentando o seu grau de poluição.

Esses são apenas alguns dos benefícios que os alimentos naturais e/ou orgânicos podem proporcionar, mas se mostram suficientes para fazê-lo entender o quão importante pode ser o uso desse “modelo de alimentação” para a sua vida e principalmente, ao ambiente.

Como adotar uma Alimentação Natural e Orgânica

O primeiro passo para começar a priorizar uma alimentação natural e orgânica é, sem dúvidas, conhecer a origem de cada alimento que se propõem ingerir na sua rotina alimentar.

Algumas pessoas acabam abandonando essa alimentação por preguiça de analisar os rótulos dos alimentos e procurar por locais que são confiáveis quanto a procedência dos mesmos, que garantem que são orgânicos.

Na verdade, muitos adeptos dessa “dieta” afirmam que o principal é encontrar um local que garanta a procedência orgânica dos alimentos, assim você passa a reduzir um longo tempo em busca da alimentação orgânica completa – e não terá que ficar horas procurando no supermercado essas opções.

Outra opção é cultivar os seus próprios alimentos, no caso dos legumes, frutas, vegetais e entre outros, ter uma horta em casa pode ser uma alternativa muito mais segura e obviamente, mais barata.

É claro que pode ser mais trabalhoso, no entanto você passa a resolver dois problemas de uma vez – com apenas a horta.

Além disso, para adotar uma dieta basicamente de produtos naturais e/ou orgânicos será preciso mudar o seu hábito alimentar, pois não é possível continuar comendo batata-frita de um restaurante de fast-food famoso ou refrigerante refrescante e ao mesmo tempo tentar ter esse tipo de alimentação, é algo impossível, por isso a necessidade de mudar os seus hábitos por completo, visando adotar uma vida muito mais leve.

Busque identificar em suas refeições quais são os alimentos que se tornam mais comuns no seu dia a dia, depois procure a procedência deles, visando descobrir se são opções orgânicas e saudáveis, ou repletas de substâncias prejudiciais ao seu organismo.

Assim, pode começar a introdução da alimentação eliminando o que é considerado ruim e manter aquilo é considerado bom para esse “padrão”.

Outra forma de facilitar a introdução da alimentação natural e orgânica seria o planejamento de suas refeições, onde será preciso fazer uma lista do que deve comprar e posteriormente, o que pode preparar com esses alimentos. Planeje a sua rotina alimentar, pelo menos até finalmente se acostumar com as refeições.

Mas além disso, pode ser necessário pontuar a necessidade de evitar fazer suas refeições em restaurantes, lanchonetes e outros.

Atualmente você pode encontrar estabelecimentos que trabalham com refeições 100% orgânicas, mas infelizmente não são todos, tendo o risco ainda de se deparar com pessoas que, ao serem questionadas a respeito da procedência dos seus alimentos, mentirem.

Neste sentido o ideal é dar um passo de cada vez, ficar atento aos locais que faz as suas refeições, ou até mesmo na maneira como cozinha-as.

Entenda que sua fase de adaptação pode ser muito complexa, pois trata-se de uma iniciativa que exige esquecer os hábitos antigos e acrescentar novas práticas em seu dia a dia.

Assim, basta se concentrar em seu objetivo e aos poucos irá notar as diferenças não apenas na sua saúde, mas inclusive no quesito estética, que obviamente se torna uma grande mudança que as pessoas comemoram e ainda, se orgulham.

Para garantir saúde e claro, consciência ambiental, procure por um nutricionista de confiança e adapte sua alimentação.

Por: Natureza esportes e saúde

Transcrito: http://naturezaesportesesaude.com.br/alimentacao-natural-e-organica/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: