NotíciasNutriçãoSaúde em Foco

Glúten: tudo o que você precisa saber sobre o novo inimigo da alimentação

Banner de dentro dos postsO glúten é uma proteína muita usada em alimentos de alto índice glicêmico, como massas e pães, mas não necessariamente faz mal à saúde

Assim como a lactose, o glúten já tem sido visto como o vilão da alimentação – ou, pelo menos, do peso. Tirar esse item da dieta tem sido o segredo para uma barriga menos inchada e um corpo mais saudável. Mas, afinal, o que é o glúten e por ele se tornou o inimigo das mulheres?

“O glúten é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Ele está presente em massas como o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha, mas não é um carboidrato, e sim uma proteína”, explicou a Dra. Carolina Borges, médica endocrinologista e metabologista. “O glúten confere elasticidade na receita de diversos alimentos, caso típico do pão: ao sovar a massa, são criadas redes de glúten, que são estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras. Assim, o pãozinho cresce e fica macio”.

Ou seja, o glúten, em si, nada tem a ver com ganho de peso ou aumento de glicose no sangue. A questão é que ele é usado para dar maciez e elasticidade para alimentos que são muito ricos em carboidratos e possuem altos índices glicêmicos, por isso o mito de que tirar o glúten da alimentação leva à perda de peso.

img_4266

Quem não deve consumir glúten?

O mais importante, porém, é saber que o glúten não faz mal à saúde, a não ser que você tenha uma condição autoimune chamada doença celíaca. “Quando um celíaco consome glúten, seu sistema imunológico reconhece a proteína como um inimigo e reage contra ela. Esse ataque atinge o intestino delgado e prejudica a absorção dos nutrientes, causando diarreia crônica, náuseas, vômitos e vários outros sintomas. Há, ainda, pessoas que não sofrem de doença celíaca, mas que têm um certo grau de intolerância ao glúten. Elas sentem algum tipo de desconforto quando consomem a proteína (diarreia, gases e dor de cabeça são comuns), mas não têm o intestino danificado e não sofrem de uma doença crônica”, diz a endocrinologista da Clínica MedPrimus Viviane Oliveira.

Os sintomas da doença celíaca são variados e vão desde de pernas inchadas a unhas fracas e queda de pelos, por isso ela pode ser difícil de identificar em um primeiro momento, sem exames médicos e a avaliação de um profissional. Além disso, a doença celíaca é uma rara, ela atinge, em médica, uma em cada 100 pessoas.

Portanto, a não ser que exista uma orientação médica, não é necessário tirar o glúten da alimentação. Até porque uma dieta e balanceada não depende apenas da ingestão desta proteína, mas sim de alimentos variados e que contenham todas as vitaminas e minerais que você precisa para viver bem, como legumes, frutas e cereais.

E uma dieta sem glúten? Faz mal?

A retirada completa do glúten na alimentação, por sinal, tem efeitos colaterais, podendo gerar um quadro de ansiedade e até depressão. “Pessoas que eliminam completamente o glúten são mais propensas aos males de ansiedade e depressão, já que essa ação causa efeitos fisiológicos no intestino que propiciam esses quadros. A completa retirada do glúten causa falta de saciedade, insônia e consideráveis alterações hormonais no organismo. Um estudo realizado com 10 homens submetidos à dieta sem glúten por 30 dias comprovou que ela provoca uma queda das bactérias benéficas do intestino, sendo que sua exclusão pode causar uma drástica redução, que necessariamente tem diversos impactos negativos sobre a saúde”, comenta a Dra. Carolina.

Apesar disso, segundo a nutricionista Gisele Carvalho, também da Clínica MedPrimus, muitas pessoas podem se beneficiar de uma alimentação sem glúten, mas com ressalvas: “Dieta sem glúten pode ser saudável para a população em geral, desde que se evite o consumo de alimentos sem glúten ultraprocessados (industrializados) e seja feita a ingestão de outros grãos integrais e vegetais, sempre com acompanhamento nutricional.”

Ou seja, assim como remover completamente a lactose da alimentação, é preciso um acompanhamento médico pesado para levar uma alimentação sem glúten. Por mais que possa parecer benéfica em um primeiro momento, retirar qualquer alimento da dieta pode causar problemas a longo prazo e afear a vida de uma pessoa saudável.

Fonte: Dra. Carolina Borges, médica endocrinologista e metabologista

Viviane Oliveira,endocrinologista da Clínica MedPrimus

Gisele Carvalho,nutricionista Clínica MedPrimus

Transcrito:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/11/gluten-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-novo-inimigo-da-alimentacao.html

Banner-de-dentro-dos-posts-2

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: