Para que serve a avaliação física ou funcional? É obrigatória? Saiba mais

Banner de dentro dos postsAlém de fazer medições de peso, altura, IMC e um histórico dos seus hábitos,
analisa seu corpo quanto à postura, à diferença entre membros, entre outros

Quando você se matricula numa academia tentam empurrar uma avaliação física, não é? E você pergunta “é obrigatório?” Sim. A avaliação é obrigatória para garantir o sucesso do seu treinamento.

A avaliação física tem vários aspectos. Além de fazer medições antropométricas (peso, altura, IMC) e um histórico dos seus hábitos, analisa seu corpo quanto à postura, à diferença entre membros, às curvaturas da coluna, ao tipo de pisada, às cirurgias, às cicatrizes e ao grau de flexibilidade. Também na avaliação é possível, através da Bioimpedância, saber como seu corpo se distribui em massa muscular ou massa magra, massa gorda, órgãos e ossos e água.

Com todas essas informações o profissional de educação física pode prescrever um programa de exercícios adequado para você. E somente você pode realizá-lo pelo simples fato de que somos indivíduos biologicamente e fisicamente diferentes. Únicos!

Cada um de nós tem um tipo corporal geneticamente estabelecido. Ele se adapta sob a influência da nossa alimentação e outros hábitos diários (como dormimos, nos locomovemos, trabalhamos, se sofremos muito estresse, se passamos muitas horas numa mesma posição, se bebemos pouca água, etc).

Por isso, não é adequado você seguir programas feitos para outra pessoa sem antes saber quais exercícios são indicados ou não indicados para você. Sem antes conhecer seu corpo, ter domínio das suas capacidades físicas, saber suas fraquezas e seus pontos fortes e como todas essas coisas influenciam no resultado do seu treinamento.

img_9943edit

Assim, você começa a entender porque alguns tipos de treinos funcionam para alguns e para outros não. Por que uns podem e devem comer carboidratos em todas as refeições e outros não? Por que alguns sentem dores ao executar movimentos simples e outros os fazem com muita facilidade? Qual o calçado ideal para o seu tipo de pisada e seu tipo de treino? Todas essas questões podem ser respondidas com a avaliação física.

Por isso, mesmo que você não vá treinar numa academia, deve passar por uma avaliação física antes de começar a praticar exercícios. Até quem já pratica há certo tempo deve ser avaliado para saber o que mudou e como o corpo está se comportando com o treino e dieta que vem fazendo. É com esse tipo de retorno que você pode ver os resultados que teve até agora e traçar novas metas.

Por Deborah Povoleri
Rio de Janeiro

Fonte:DEBORAH POVOLERI

footer_especialista_deborah

Educadora física pós-graduada na área de fitness e saúde com experiência de 15 anos no Brasil e no exterior. Possui certificações internacionais como CrossFit, HIIT, Body Systems, Fisio Ball, Fit Flex. Atua como Head Coach de CrossFit e Personal Trainer.

Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/05/para-que-serve-avaliacao-fisica-ou-funcional-e-obrigatoria-saiba-mais.html

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: