NotíciasSaúde em Foco

Os Benefícios Do Alho

Ingrediente coringa na cozinha da maioria dos brasileiros, o alho tem muito mais propriedades benéficas à saúde do que aparenta

Do alto de sua simplicidade, este alimento contém propriedades curativas e medicinais, devido à sua natureza antibacteriana e anti-séptica.

As propriedades benéficas do alho são devido ao composto chamado alicina.

A planta também é rica em minerais como fósforo, zinco, potássio e magnésio, além de vitaminas C, K, folato, niacina e tiamina.

Confira os principais benefícios do alho:

Evita tosse e resfriado

O alho cru tem o potencial de evitar tosse e infecções pelo resfriado. Comer dois dentes de alho amassados ​​com o estômago vazio são o suficiente para que você obtenha o benefício máximo.

Para crianças e bebês, pendurar dentes de alho em um fio em volta do pescoço alivia os sintomas de congestão. No entanto, só faça isso após consultar a opinião de um médico.

Bom para a saúde do coração

A alicina impede a oxidação do LDL – conhecido como “colesterol ruim”. Isso reduz os níveis de colesterol e melhora a saúde do coração.

O consumo regular de alho reduz a incidência de coágulos sanguíneos e, portanto, ajuda a prevenir o tromboembolismo.

O alho também reduz a pressão arterial, por isso é bom para pacientes com hipertensão.

Melhora o funcionamento do cérebro

O alho promove a saúde do cérebro devido às suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Ele é eficaz contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência.

Melhora a digestão

Os problemas digestivos melhoram com a inclusão de alho cru na dieta. Ele beneficia os intestinos e reduz a inflamação. Comer alho cru ajuda a eliminar os vermes intestinais. A parte boa é que ele possui uma espécie de “ação inteligente”, pois destrói as bactérias ruins e protege as bactérias boas no intestino.

Equilibra o açúcar no sangue

Peeled garlic in bowl

Aqueles que sofrem de diabetes observam seus níveis de açúcar no sangue regulando o consumo de alho cru.

Aumenta a imunidade

O alho protege contra os radicais livres e evita danos ao DNA. O zinco no alho promove imunidade. A vitamina C ajuda a combater infecções. É muito benéfico contra infecções oculares e de ouvido, pois tem propriedades antimicrobianas.

 Melhora a saúde da pele

O alho ajuda a prevenir a acne e clareia as cicatrizes de acne. Feridas, psoríase, erupções cutâneas e bolhas podem se beneficiar da aplicação de suco de alho. Ele também protege contra os raios ultravioleta e, portanto, previne o envelhecimento.

Previne câncer e úlcera

Por ter uma grande concentração de antioxidantes, o alho protege o corpo contra câncer de pulmão, próstata, bexiga, estômago, fígado e cólon. A ação antibacteriana do alho também previne úlceras pépticas, pois elimina o contágio do intestino.

Bom para perda de peso

O alho reduz a expressão de genes responsáveis ​​pela formação de células adiposas que armazenam gordura. Também aumenta a termogênese no corpo e leva à queima de mais gordura e redução do LDL (colesterol ruim).

Combate infecção urinária e melhora saúde renal

O suco de alho fresco tem o potencial de reduzir o crescimento da bactéria E. Coli que causa infecção do trato urinário. Também ajuda a prevenir infecções renais.

O alho reduz infecções em feridas, promove o crescimento do cabelo, a saúde dos ossos e a saúde do fígado.

Lembre-se: a maioria dos remédios caseiros só é eficaz se o alho for consumido cru.

Versátil e saboroso

O último não é um benefício para a saúde, mas ainda é importante.

O alho é muito fácil (e delicioso) de incluir em sua dieta. Ele complementa a maioria dos pratos saborosos, principalmente sopas e molhos. O sabor forte do alho também pode dar um toque especial a receitas insossas.

O alho vem em várias formas, desde dentes inteiros e pastas suaves até suplementos como extrato de alho e óleo de alho. Basta escolher o que se adequa melhor ao seu caso.

No entanto, lembre-se de que o alho tem algumas desvantagens, como causar mau hálito.

É sempre importante falar com seu médico antes de tentar se curar de alguma doença ou sintoma sozinho. Mas, se você tiver um distúrbio de sangramento ou estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, é mais importante ainda que você fale com seu médico sobre o aumento na ingestão de alho.

Por: Leandro Isola

Fonte: Elos.com.vc

Transcrito: https://eloscomvoce.com.br/bem-estar/os-beneficios-do-alho/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: