NotíciasNutrição

Laranja: calorias, benefícios, e tabela nutricional

Uma das mais consumidas frutas no Brasil e no mundo é rica em vitamina C e tem uma série de benefícios à saúde, além de ser aliada da dieta

Ao pensar na laranja, uma das frutas mais populares no Brasil e no mundo, o que vem à sua cabeça? O sabor cítrico, a cor vibrante, a versatilidade na culinária ou os vários benefícios para a saúde? A laranja tem tudo isso e ainda é uma importante aliada na dieta, pois possui somente 47kcal a cada 100g.

Tabela nutricional da laranja (100g)

Laranja: calorias, benefícios, e tabela nutricional – Foto: (Reprodução/Internet)

– Calorias: 43kcal

– Carboidratos: 8,2g

– Proteínas: 0,9g

– Gorduras: 0,2g

– Fibras: 2,4g

– Vitamina C: 53,2 mg (89% da dose diária recomendada)

– Vitamina A: 11μg

– Cálcio: 40mg

– Ferro: 0,1mg

– Potássio: 181mg

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Benefícios da laranja

1. Rica em vitamina C: tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico, diminuindo a frequência de adoecimentos, quando inserida em uma dieta ajustada de acordo com as necessidades individuais;

2. Hidratação: rica em água, ajuda a manter os níveis de hidratação em patamar elevado;

3. Fonte de outras vitaminas e nutrientes: além da vitamina C, possui alta concentração de vitamina B6, folato (vitamina B9), cálcio, magnésio e antioxidantes, como os flavonoides;

4. Fibras: no bagaço, que é a parte branca entre a casa e os gomos, há a maior concentração de fibras, que são importantes para a saúde digestiva, ajudando no bom funcionamento do intestino e na prevenção de problemas como a constipação;

5. Auxilia na perda de peso: por ser naturalmente baixa em calorias e rica em fibras, a torna uma escolha saudável para aqueles que estão tentando emagrecer ou manter um peso saudável;

6. Ajuda na saúde da pele e do coração: por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribui para a saúde da pele e do coração.

Tipos de laranja

Foto: (Reprodução/Internet)

Ao chegar ao mercado ou a uma feira, é normal se deparar com diferentes tipos de laranja, mas é difícil saber o que caracteriza cada uma deles. Entenda:

– Laranja pera: tem formato arredondado e casca fina, suco doce e sabor suave.

– Laranja bahia: possui casca grossa e irregular, com sabor levemente ácido.

– Laranja lima: conhecida como laranja cravo, tem casca fina e rugosa, suco doce e perfumado.

– Laranja seleta: tem casca fina, suco doce e sabor intenso.

– Laranja valência: possui casca fina e suco abundante, com sabor doce e ácido.

Saiba que as diferenças nutricionais entre eles são mínimas, variando sutilmente nos teores de vitaminas e minerais.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Formas de consumo da laranja

Por ser extremamente versátil, a laranja pode ser consumida de diversas formas, seja in natura ou como ingrediente de uma variedade de receitas, sejam doces ou salgadas, servindo até de tempero em preparações de proteínas e saladas.

— O modo como mais gosto de prescrever para os meus pacientes é a laranja sendo consumida inteira, ou seja, você vai descascar e comer os gomos diretamente. O bagaço é super bem-vindo e pode ser consumido sem medo — ensina a nutricionista Leticia Canelada.

Outra maneira bem conhecida e, talvez, a preferida das pessoas é o suco. É necessário ter atenção para não exceder na quantidade, afinal, não é apenas com uma ou duas laranjas que se faz um copo de suco de laranja, o que contribui para o aumento da ingestão calórica. Por causa disso, comer a fruta é sempre melhor do que beber o suco dela.

— Saindo do tradicional, podemos usar a fruta para complementar a saladas, como molho em preparações salgadas para acompanhar, por exemplo, uma carne de porco e até mesmo em sobremesas fazendo uso das raspas da casca, bem como o suco para a preparação de bolos e tortas — cita a nutricionista.

Receita: vitamina proteica de laranja com polpa de açaí

Ingredientes:

1 unidade de laranja pera;

1 polpa integral de açaí sem açúcar (100g);

200 ml de água gelada;

1 dose de proteína em pó.

Modo de preparo:

1. Corte a laranja em quatro e retire a casca;

2. Bata a água gelada junto da polpa de açaí e da laranja descascada até atingir textura homogênea;

3. Adicione a proteína em pó* de sua preferência e bata rapidamente;

4. Sirva para consumir na sequência.

*Como proteína em pó, dá para usar proteína vegana, beef protein, whey protein isolado e até mesmo proteína do colágeno. São recomendados sabores mais neutros, como caramelo salgado, coco e baunilha, mas escolha o da preferência.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Alberto Borges, para o EU Atleta — Campinas, SP

Fonte: Leticia Canelada é nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/SP. Formada pela Universidade São Camilo, com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática Clínica. Atua em casos de emagrecimento, hipertrofia, síndrome metabólica, doenças autoimunes, transtornos alimentares, reeducação alimentar e qualidade de vida.

Transcrito:https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/2024/05/11/c-laranja-calorias-beneficios-e-tabela-nutricional.ghtml

Deixe uma resposta