NotíciasNutrição

Feijão de molho, precisa?

Conta aqui pra gente: como é o preparo do seu feijão? Você costuma deixá-lo de molho antes de cozinhar ou só tira do pote/saquinho e já coloca dentro da panela na mesma hora? Saiba que deixar de molho é algo importante? Essa edição é dedicada a falar sobre o remolho das leguminosas. Aposto que você vai gostar, vem!

Na nossa culinária, o momento em que antecede a refoga dos alimentos é repleto de rituais.

Tem quem deixe todos os legumes já picados e organizados, só esperando o momento para colocar na panela.

Tem quem deixa o feijão de molho da noite para o dia antes de colocá-lo na pressão.

Hoje é dia de contar porque é recomendado o feijão, o grão-de-bico e outras leguminosas dormirem mergulhados na água antes de serem cozidos no dia seguinte.

 

E você sabe o que são leguminosas (grupo dos feijões)? Elas são plantas que desenvolvem vagens que geralmente possuem um formato visual de legume, por isso a origem do nome.

E o melhor: fazem parte do grupo dos alimentos in natura e minimamente processados, que devem ser a base da nossa alimentação, ou seja, podemos comer à vontade.

Pois então quem já tem esse hábito notou que forma-se uma camada de espuma por cima das leguminosas. O que será isso?

Ali são liberados os oligossacarídeos.

Se não deixarmos de molho, vamos ingerir os grãos com essa substância que é fermentada no intestino grosso e pode causar flatulência e má digestão desses alimentos.

O molho das leguminosas é só para isso? Não! Grãos que ficam de molho cozinham mais rápido, ficam mais saborosos e seus nutrientes são melhor absorvidos.

O melhor de tudo, é possível fazer uma quantidade maior do que o consumo semanal e congelar o feijão e as demais leguminosas, elas vão bem no freezer e não mudam a textura ou sabor depois de descongelar.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima 

Mas para isso o ideal é deixar para temperar só na hora do preparo, congele ao natural.

E a cada novo preparo invista em especiarias como a folha de louro, o cominho e a semente de coentro, estas combinam muito bem com o feijão e os demais alimentos do grupo.

Você conhece todos os alimentos que integram o grupo das leguminosas? Preparamos um especial com dicas, curiosidades e modo de preparo do remolho que você pode conferir aqui.

Então a partir de agora você já sabe, se for cozinhar as suas leguminosas no período da manhã, coloque elas de molho quando for de noite, mas se for cozinhar durante a noite, deixe na água pela manhã.

Fonte: Tá na mesa IDEC

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: