NotíciasSaúde em Foco

Como Evitar a Prisão de Ventre

Alterar sua alimentação pode impactar radicalmente o processo de digestão, evitando a prisão de ventre. Quando esse for um problema constante em sua vida e estiver farto de ter que tratá-lo com frequência, será preciso repensar o que você come e cortar alimentos que geralmente o causam. Maior ingestão de fibras, água e deixar alimentos fritos de lado são algumas medidas que afastarão a constipação.

Auxiliando sua digestão

1. Consuma comidas ricas em fibras. Provavelmente, você já ouviu que as fibras são benéficas para a saúde, mas já transformou a ingestão delas em prioridade nas refeições? Adotar essa medida ajudará muito a evitar a constipação, já que as fibras dão consistência às fezes, facilitando a eliminação delas. Recomenda-se obter de 24 a 36 g de fibras diariamente.[1] Os alimentos abaixo são ricos em fibras e evitarão a prisão de ventre; faça o possível para incorporar ao menos um em cada refeição:

– Cenouras, beterrabas, couve-flor, brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos.

– Lentilhas, feijão preto, carioca e outros tipos de feijão.

– Pêssegos, peras, morangos, mirtilos, papaia, maçãs, abacates e ameixas.

– Amêndoas, nozes e amendoins.

– Trigo, farelo, aveia e outros grãos integrais.

– Sementes de linhaça e chia.

2. Experimente consumir suplementos de fibras. Ao notar que a ingestão de alimentos ricos em fibras não está adiantando, os suplementos podem complementá-los. Normalmente, eles são vendidos em forma de um pó, que é misturado com água e fica pronto para beber, fornecendo muitas fibras de plantas e animais, que são benéficas aos humanos.[2] No entanto, não se esqueça de que o consumo excessivo de fibras pode resultar em fezes muito moles, assim como outros efeitos colaterais; ingira apenas a dose recomendada.

– Adultos devem obter de 25 a 38 gramas de fibras por dia, mas grande parte deles não atinge a quantidade mínima. Faça o possível para consegui-la!

– Suplementos com psyllium, como Metamucil ou Nutraway, são próprios para o combate à constipação ao dar consistência às fezes.

– Os que apresentam inulina e oligofrutose podem estimular o crescimento de bactérias benéficas nos intestinos, também reduzindo a constipação.

– Adotar uma alimentação rica em fibras ou tomar suplementos desse componente causa, em certos casos, flatulência, inchaço e desconforto abdominal.

3. Beba suco de ameixa, uma fonte natural de fibras concentradas. Além disso, a fruta possui sorbitol, um laxante natural; caso goste do sabor das ameixas, coma-as ou tome o suco toda manhã. As fezes se moverão mais rapidamente pelo sistema digestivo, evitando a constipação.[3]

4. Tome iogurtes todos os dias. Às vezes, a constipação é consequência de um desequilíbrio de bactérias benéficas ao intestino; os probióticos presentes nessa bebida vão repopular a flora intestinal, facilitando a digestão correta. No café da manhã, tome um copo diariamente para não sofrer com a prisão de ventre.

5. Beba bastante água. A constipação ocorre em parte devido à ausência de água nas fezes, evitando que o bolo fecal seja facilmente eliminado pelo organismo. Quando estiver desidratado, é muito mais frequente que haja prisão de ventre, portanto, beba água em todas as refeições, e também ao sentir sede.[4] O ideal é consumir de oito a 10 copos de qualquer líquido por dia.[5]

– Assim que sentir que o sistema digestivo não está funcionando adequadamente, tome mais água imediatamente para não piorar o distúrbio.

– É uma ótima ideia começar o dia com um belo copo de água quente e limão.

– Leve uma garrafinha de água para todos os lugares. Será muito mais fácil manter-se hidratado, além de relembrar que você deverá seguir à risca a alimentação rica em fibras.

Referências

↑http://www.nhs.uk/Conditions/Constipation/Pages/Prevention.aspx

↑http://www.webmd.com/diet/fiber-health-benefits-11/fiber-supplements

↑http://everydayroots.com/constipation-remedies

↑http://www.nhs.uk/Conditions/Constipation/Pages/Prevention.aspx

↑http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000120.htm

↑http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000120.htm

↑http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/patientinstructions/000120.htm

↑http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/04/28/castor-oil-to-treat-health-conditions.aspx

↑http://www.saltworks.us/salt_info/epsom-uses-benefits.asp

Por: Luba Lee, FNP-BC, MS

Fonte: wiki how

Transcrito: https://pt.wikihow.com/Evitar-a-Pris%C3%A3o-de-Ventre

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: