NotíciasNutrição

Como consumir suplementos de forma segura e eficaz: dicas

Os fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam que suplementação pode ser aliada em vários objetivos, como hipertrofia, emagrecimento, melhora do sono e aumento da atenção

No último final de semana nos Estados Unidos, aconteceu o encontro anual da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN). Na principal palestra deste ano, o fisiologista do exercício Jeff Stout, professor e diretor da Faculdade de Profissões e Ciências da Saúde da University of Central Florida, nos Estados Unidos, relembrou a trajetória dos suplementos nutricionais, e como suplementos que hoje são consagrados na literatura, como a creatina, por exemplo, no princípio foram tratados com total descrédito e taxados como danosos à saúde. Foi impressionante ouvir como pesquisadores renomados, referências e ídolos na nutrição esportiva, tiveram seus empregos ameaçados pelo simples fato de estarem desenvolvendo pesquisas com suplementos nutricionais.

É preciso conhecer a procedência dos suplementos alimentares antes de consumi-los — Foto: Internet

Quem nunca ouviu a afirmação de que whey protein (ou proteína do soro do leite) faz mal para os rins? Ou creatina? Apesar de nunca terem existido dados na literatura mostrando que um indivíduo saudável tenha desenvolvido problemas renais simplesmente por consumir tais suplementos, o mito persiste. E, infelizmente, algumas vezes sendo replicado por profissionais da saúde.

Por outro lado, essa cultura antissuplementos nutricionais está desaparecendo. Os suplementos vieram para ficar. De maneira expressiva, o número de marcas e produtos vêm aumentando e novos ingredientes são pesquisados e incluídos a cada ano. Hoje já encontramos suplementos nutricionais sendo vendidos em supermercados e postos de gasolina, o que é um bom sinal.

Porém, exatamente por causa desse boom no mercado de suplementos, aumenta cada vez mais a necessidade de termos no Brasil, assim como ocorre aqui nos EUA, produtos e empresas certificados, com selos de qualidade que garantam que ambos são confiáveis e idôneos, e que o produto que está dentro do pote corresponde precisamente aos dizeres de rótulo.

Somente a partir do momento em que isso acontecer, poderemos entender plenamente que os suplementos são excelentes aliados para conquistarmos a tão sonhada dieta balanceada que vai de encontro aos nossos objetivos, sejam eles quais forem: perder peso; ganhar massa muscular; dormir melhor; melhorar o foco e a atenção etc, sem os efeitos adversos provenientes de contaminantes ou de ingredientes não reportados no rótulo – e que muitas vezes nem são nutrientes, são medicamentos.

Só para lembrarmos: quantas empresas já não foram flagradas vendendo whey protein que praticamente só continha carboidratos, manchando a fama do suplemento? Não temos mais espaço para esse tipo de fraude.

Enquanto isso, nós consumidores precisamos também fazer a nossa parte. Por isso, antes de consumir um suplemento, devemos ter alguns cuidados. Como os abaixo:

Dicas:

Leia o rótulo:

1. Desconfie de suplementos com muitos ingredientes e “proprietary blends”. Quando se tem muitos ingredientes em uma formulação, dificilmente temos o mínimo necessário de cada ingrediente para que qualquer deles faça efeito;

2. Fique atento às quantidades de nutrientes e calorias por porção.

– Busque fontes confiáveis de informação, como páginas de sociedades/associações de nutrição, profissionais de nutrição e nutrologia e pesquisadores da área. Temos excelentes pesquisadores no Brasil. Aquela(e) blogueira(o) ou artista, com corpo escultural, mas sem qualquer formação na área, não é a melhor opção;

– Tenha a orientação de um nutricionista ou nutrólogo;

– Se informe sobre a empresa produtora do suplemento, seus padrões de qualidade e sua equipe técnica.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Califórnia, Estados Unidos

Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2021/06/15/como-consumir-suplementos-de-forma-segura-e-efetiva-dicas.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: