FitnessNotícias

Como combater assaduras durante a pedalada? Aprenda 5 dicas!

Você sabe o que são as assaduras? Elas são uma irritação na pele que acontece nas regiões dos glúteos, coxas e virilhas. Elas podem aparecer pelo acúmulo de fluidos, como o suor, ficando em contato prolongado com a pele, algo que acontece com frequência durante as pedaladas.

Neste texto, explicaremos algumas dicas de como combater assaduras enquanto anda de bicicleta e, assim, conseguir exercitar-se com mais conforto e tranquilidade.

1. Utilize cremes antiatrito

Os cremes antiatrito são um tipo de produto desenvolvido para que os esportistas, profissionais ou amadores, possam andar em suas bicicletas sem se preocuparem com assaduras.

Geralmente, o seu principal ativo é a vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante, evitando ou diminuindo o aparecimento das assaduras durante a pedalada, deixando o treino mais confortável.

Existem no mercado diversos tipos de cremes antiatrito, ficando a cargo do atleta escolher o melhor modelo para a sua pele, necessidade e bolso, já também existe uma grande variedade de preços.

Ela deve ser passada antes de começar a pedalar, nos locais em que geralmente as assaduras aparecem. Caso você ache necessário, é possível passar uma camada mais grossa nos locais com mais atrito, mas uma fina camada também já oferece um bom resultado contra esse problema.

2. Utilize roupas de boa qualidade

Usar roupas de qualidade duvidosa ou que gera muito atrito para pedalar também pode resultar em assaduras. Invista em roupas com uma boa malha, principalmente as de poliamida e elastano.

É importante pesquisar no mercado quais as melhores opções, não se deixando levar apenas pelo preço. Afinal, ao escolher uma roupa muito barata, poderá ter que compensar o valor economizado em tratamento para as dermatites que aparecerem.

Além de evitar roupas apertadas, é igualmente desconfortável utilizar um modelo com um tamanho maior do que o ideal, já que também causará atrito do seu corpo com a bicicleta, resultando em assaduras.

Pesquise qual o seu tamanho correto e, se possível, faça medições no seu corpo para escolher as peças que melhor se ajustam a você, sem a necessidade de fazer trocas ou ajustes posteriores,

Como falamos, a umidade acaba sendo um fator para desencadear o aparecimento de assaduras, por isso, existem algumas roupas para a realização de esportes que possuem secagem rápida.

Com essa propriedade, o suor eliminado pelo corpo acaba secando rapidamente nas roupas, impedindo que ele fique em contato prolongado com a pele e diminuindo as chances de assaduras.

Também existem roupas de exercícios que contam com forro de propriedades antimicrobianas. Assim, além do suor, não existirá acúmulo e proliferação de micróbios nas roupas, outra causa das assaduras.

O mais interessante é que, além de diminuir as assaduras, os cremes também atuam como hidratantes corporais, bem como regenerar as suas células, deixando a sua pele mais saudável.

3. Não utilizar calcinhas ou cuecas

Algo que poucas pessoas sabem é que as roupas próprias para a prática de exercícios físicos devem ficar em contato direto com a pele, por isso, não é necessário utilizar calcinhas ou cuecas.

Ao utilizar roupas íntimas com os shorts ou calças de ciclismo, existirá um ambiente propício para o acúmulo de umidade, além do fato de a calcinha ou cueca não ter as propriedades de secagem rápida e antimicrobiana presentes nas roupas de ciclismo.

Caso a mulher esteja menstruada e queira se exercitar, poderá utilizar absorventes internos ou utilizar uma calcinha de um bom material e que não ajude no acúmulo de umidade na região íntima.

É muito importante prezar pelo conforto enquanto se pedala, e utilizar uma roupa íntima com o bretelle pode ser bastante desconfortável, principalmente para quem vai percorrer longos percursos.

Entretanto, caso a ideia seja fazer um percurso rápido, é possível utilizar uma calça legging com a calcinha, para garantir proteção e conforto enquanto pedala de maneira breve.

4. Higienize suas roupas corretamente

Tão importante quanto escolher uma roupa confortável e de qualidade para pedalar é higienizá-la corretamente, uma vez que utilizar as vestimentas sujas ou mal-lavadas poderá incentivar a produção de fungos e bactérias no local.

É importante que a roupa seja lavada o mais rápido possível assim que for retirada do corpo. É importante utilizar os produtos de limpeza corretos para o tipo de tecido, evitando uso excessivo de amaciantes, garantindo a durabilidade da peça.

Além disso, preste atenção em cortes e rasgos na roupa, já que isso deixará a sua pele exposta aos atritos, além de, em alguns casos, tornar a roupa inutilizável. Por isso é importante escolher uma peça que seja de qualidade, para que ela seja resistente e não rasgue com facilidade.

Além das roupas, o seu corpo também precisa ser limpo corretamente para evitar a proliferação de bactérias devido ao suor. Para isso, recomenda-se a utilização de um sabonete antimicrobiano.

Outra dica referente à higiene na hora de pedalar é evitar a depilação antes da atividade: isso evita o aparecimento de pelos encravados e irritações que podem te incomodar e tirar a concentração na estrada.

Alguns ciclistas utilizam cremes para lubrificar a região da virilha e deixá-la hidratada. Caso você esteja se preparando para uma atividade física extensa, esse cuidado pode somar para o seu conforto.

Em caso de passeios menos longos, não é necessário tomar tantos cuidados, afinal, você não demorará muito tempo e não fará um grande esforço como se estivesse em uma competição, por exemplo.

5. Escolha o selim ideal

O selim, que nada mais é do que o assento do ciclista, também deve ser escolhido com sabedoria, já que é onde o atleta se apoiará para pedalar, por isso, precisa oferecer segurança e conforto.

É preciso levar me conta alguns fatores na hora da escolha, como o estilo da pedalada, a duração dos exercícios, se você é um ciclista amador ou profissional, entre outros fatores.

Por: Redação Cycle7

Fonte: Cycle7

Transcrito: https://blog.cycle7.com.br/como-combater-assaduras/?fbclid=IwAR3F94O3hZOH-a55AJIlPw56KwWr0ug6MdJ2I_v6tXa0x1MkWpgZjO7QM2I

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: