NotíciasNutrição

Consumir uma maçã por dia ajuda a manter o médico longe, diz estudo

Dos indivíduos avaliados, apenas 9% tinham o hábito de comer pelo menos uma maçã diariamente. Eles apresentaram menor necessidade de utilizar medicamentos que os não consumidores da fruta

Enquanto são disseminadas informações, na maioria das vezes sem respaldo científico sobre as dietas que sugerem, nós decidimos “nadar contra a corrente” e voltar ao simples. Ou seja, falar mais das vantagens em se consumir um alimento bastante comum e que certamente pode fazer parte da dieta de qualquer pessoa no dia a dia: a maçã.

Um estudo publicado na “JAMA Internal Medicine, de 2015” teve como objetivo avaliar a veracidade do ditado popular: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. No estudo foram avaliados por meio de um questionário sobre hábitos alimentares e demais questões de saúde (National Health and Nutrition Examination Survey), 8399 adultos acima de 18 anos, entre 2007 e 2010.

Com base nas informações inseridas no questionário, os indivíduos foram separados em dois grupos: comedores de maçã e não comedores. Foram considerados não comedores aqueles que não consumiam a quantidade equivalente a uma maçã pequena (149g – uma maçã com aproximadamente 7cm de diâmetro) por dia.

Dos 8399 indivíduos avaliados, apenas 753 (9%) tinham o hábito de comer pelo menos uma maçã por dia. Porém, de acordo com a pesquisa, eles apresentaram menor necessidade de utilizar medicamentos do que os que não consumiam a fruta. Tal resultado nos permite o seguinte raciocínio: menor uso de medicamentos, menos efeitos colaterais, mais saúde e consequentemente mais qualidade de vida.

Além disso, outro raciocínio que podemos perfeitamente fazer é que, apesar da grande relevância dessa pesquisa, talvez a maior importância desse estudo seja apontar para os benefícios comprovados de alimentos simples do cotidiano. Tudo para se descomplicar as dietas e tornar mais fácil a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Que tal uma maçã, hein?

Por: Gerseli Angeli e Turibio Barros, Miami, Estados Unidos

Fonte: Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com (Foto: EuAtleta)

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/consumir-uma-maca-por-dia-ajuda-a-manter-o-medico-longe-diz-estudo.ghtml

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: