Vilão ou herói: o guia definitivo do carboidrato

Carboidratos têm uma péssima reputação, mas eles são essenciais para uma dieta equilibrada

Renegado por inúmeras dietas, os carboidratos são considerados por muitos o inimigo número 1 quando se trata de conquistar e manter um peso saudável. A desinformação ganha aliados com os autodenominados gurus da alimentação ou musas fitness sem qualificações específicas que compartilham suas dicas pelas redes sociais.

A verdade sobre os carboidratos é mais complicada do que simplesmente rotulá-los como “maus” e bani-los para sempre do cardápio. Eles se subdividem em três categorias: açúcar (frutas, vegetais, leite), amido (arroz, pão, batata) e fibras (pães multigrãos e macarrão), todos necessários para o nosso organismo. São os carboidratos refinados (pão branco, bolos e doces) que precisamos evitar, pois o consumo frequente está relacionado ao ganho de peso, a diabetes e outras doenças crônicas.

A questão central é moderação. Devemos ingerir carboidratos em quantidades adequadas para o nosso corpo, observando o tamanho das porções em relação ao tanto de exercício que fazemos.

Seguir uma dieta baixa em carboidratos amiláceos não é prejudicial à saúde (embora possa haver constipação, mau hálito, mudanças de humor e compulsão alimentar em quem já têm uma relação difícil com os alimentos), mas certamente torna a vida mais difícil do que o necessário, além de eliminar uma importante fonte de vitamina B e fibras solúveis e insolúveis, que ajudam na digestão.

Uma dieta balanceada é colorida, baseada em uma abundância de alimentos saudáveis, como vegetais e frutas, grãos integrais, peixes, carne branca, nozes e sementes e gorduras saudáveis ​​como o azeite, o abacate ou o queijo. Sem tantas listas do que comer ou não comer, o ideal mesmo é aproveitar a comida, com porções sensíveis, nunca restringindo alimentos, mas desfrutando de refeições agradáveis ​​com moderação.

Por: Laís Barros Martins

Transcrito:http://estilo.abril.com.br/estilo-de-vida/vilao-ou-heroi-o-guia-definitivo-do-carboidrato/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: