Veja os principais benefícios da maçã contra o câncer

A fruta é rica em fibras, vitaminas e nutrientes que regulam o intestino, protegem o coração e limpam o organismo

Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta atua como uma verdadeira barreira contra doenças, inclusive, o câncer. As fibras solúveis, que estimulam o trabalho do intestino, também agem contra os tumores, já que eliminam impurezas com potencial para desencadeá-los. “Estudos recentes demonstram que outros compostos benéficos à saúde, polifenóis e os flavonoides, presentes na casca e na polpa da maçã, protegem as células da ação dos radicais livres (retardando o envelhecimento), e o organismo de uma série de doenças, entre elas, o câncer”, explica a nutricionista Daniela Jobst. Entre esses estudos está o da Nippon Sport Science University Graduate School, do Japão. Os pesquisadores confirmaram que os polifenóis da maçã (também encontrados em uvas e frutas vermelhas) são substâncias antioxidantes, ou seja, que ajudam a combater os radicais livres do organismo.

Maçã contra o câncer

Os radicais livres aceleram o envelhecimento das células e podem desencadear doenças como o câncer. No entanto, sua formação no organismo acontece a partir do metabolismo das células, um procedimento normal. Os radicais livres são preocupantes quando estão em quantidade exagerada, podendo comprometer algumas funções do organismo. Para barrar essa produção acelerada, entram em cena os alimentos antioxidantes: entre eles a maçã. Porém, a grande surpresa da pesquisa aconteceu quando foi comprovado que a ingestão moderada de maçãs durante três semanas gerou a redução de cerca de 20% do colesterol ruim (LDL). Essa foi a primeira pesquisa a comprovar o poder dos polifenóis como destruidor de gorduras. A casca da maçã contém compostos inibidores da produção de enzimas que servem de “alimento” para as células pré-cancerígenas.

De bem com o coração

As pectinas, gomas e mucilagens são fibras solúveis encontradas nas maçãs e podem reduzir o colesterol sanguíneo, pois retardam sua absorção no trato digestivo. Assim, o risco de doenças cardiovasculares e aterosclerose é reduzido. Rica em quercetina, a fruta ainda evita a formação de coágulos sanguíneos. “Além disso, retarda a absorção de glicose”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Se esses fossem os únicos benefícios da fruta, já seria o bastante para consumi-la na forma de sucos. Mas eles vão além. Pela boa quantidade de fibras, a maçã também regula o funcionamento do intestino. Mas para que isso realmente aconteça, é preciso ingerir bastante água, do contrário o efeito será inverso.

Por: Michele Custódio

Redação: Alto Astra

Fonte: Daniela Jobst e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/maca-contra-cancer/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: