Veja de que maneira o pilates ajuda contra escoliose!

Você sabia que a pele é dividida em 3 camadas? Entenda melhor quais são as funções de cada uma e aprenda a se cuidar ainda mais

O pilates pode ser uma alternativa no tratamento de dor nas costas. Confira como esse método ajuda e conheça mais sobre a escoliose!

A escoliose é uma deformidade na coluna vertebral que se apresenta com um desvio lateral, podendo ser em forma de “C” ou de “S” e se manifestando com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. Classifica-se a escoliose como estrutural e não-estrutural. A primeira pode ser idiopática (sem causa aparente), neuromuscular e osteopática. A não-estrutural pode ser causada por espasmo ou dor muscular da coluna por compressão de raiz nervosa ou outra lesão.

O alongamento muscular pode gerar um efeito analgésico importante nas escolioses álgicas do adulto. Podemos chamar essa escoliose de atitude escoliótica, porque podem estar relacionada a um desequilíbrio do corpo e padrões de movimento “preferidos”. Um grupo muscular “fraco” ou desalinhado pode resultar em uma compensação ou desenvolvimento de outra área.

O pilates ajuda contra escoliose, já que é uma técnica baseada nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar. Essa prática visa o trabalho de alongamento, força e flexibilidade e preocupa-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo. Sendo assim, o paciente com escoliose recebe correção postural, aumento na força muscular, da flexibilidade e o grau da doença é reduzido.

O pilates colabora para melhorar o quadro álgico, refletindo principalmente em suas atividades de vida diária e mostrando ser excelente alternativa terapêutica conservadora na recuperação e manutenção postural de pacientes com esta disfunção.

Outras vantagens do pilates

>Estimula a circulação
>Melhorar o condicionamento físico
>Melhora a flexibilidade e a amplitude muscular
>Melhora o alinhamento postural , os níveis de consciência corporal e a coordenação motora

Dica de especialista

Confira uma posição indicada pela fisioterapeuta Fernanda Montessi, que vai trazer alívio para as dores na coluna e melhoras na postura corporal. E, o melhor, é que você pode fazer em casa:

passo 1- Deite de costas, apoie as mãos atrás do joelhos.

Passo 2- Eleve uma perna de cada vez na direção do peito.mantenha nessa posição por 30 segundos e repita 2 vezes

Por: Denis Eric

Foto: Fernanda Montessi/ Arquivo pessoal

Fonte: Fernanda Montessi,fisioterapeuta

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/pilates-ajuda-contra-escoliose/

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: