Qual o tipo de alimentação ideal para corridas longas?

Veja dicas de alimentação pré e pós-corrida para atletas de longa distância. Você é maratonista e não sabe o que comer? Então, vem com a gente!

A alimentação é imprescindível no esporte, principalmente quando se trata de corrida de longas distâncias.Essas provas exigem muito do atleta, além da dedicação em treinar, elas inevitavelmente demandam muita energia. Para ganhar e repor essa disposição toda, existem alguns alimentos que os corredores podem comer para ter um melhor desempenho no pré e pós-corrida. As dicas são da nutricionista esportiva Livia Hasegawa:

Quais são os principais erros que os maratonistas podem cometer em sua dieta?

L.H.: Sem dúvida, um dos erros mais drásticos dos corredores é não fazer uma refeição pré e pós-treino adequadas.

O que os corredores de longa distância podem comer para ter uma alimentação mais completa e encarar essa prova que demanda, além de uma boa preparação, muito estoque de energia?

L.H.: Em geral, um maior consumo de carboidratos melhora muito o rendimento do atleta na corrida. Mas é claro que isso vai depender de cada indivíduo e do funcionamento do seu corpo. No entanto, pensando em linhas gerais, a dica é fazer consumo de bons carboidratos como: mandioquinha, batata doce, inhame, entre outros, no dia anterior a prova. O carboidrato vai auxiliar na recuperação do glicogênio muscular, que é uma de nossas fontes de energia na corrida. Além disso, o corredor deve consumir algumas proteínas como: carne, frango, ovos e peixes, para recuperar as fibras musculares que sofrem microlesões durante o exercício. As gorduras boas como abacate, azeite, coco e castanhas, também possuem papel importante na qualidade do exercício.

Existe algum tipo de dieta especial mais indicada para esse perfil de atleta?

L.H.: Dieta é algo muito individual, depende do objetivo de cada um deles, treino, estilo de vida, etc. Mas é legal sempre focar em consumir alimentos mais naturais, evitar os industrializados e comer bons carboidratos, como os que citei acima. Também é importante que o corredor não abra mão de verduras e frutas, além de sempre testar alguns alimentos que fazem bem. Lembrando que é essencial suspender da dieta os alimentos pobre em nutrientes. Aquelas regras básicas: fuja de frituras e embutidos, sempre!

O que os corredores de longa distância podem comer/beber no treino para repor a grande quantidade de energia que foi gasta?

L.H.: Para uma boa reposição do glicogênio muscular, os carboidratos são os principais aliados. Mas o corredor não pode se esquecer também da proteína para uma boa recuperação da musculatura. Geralmente, alguns atletas tomam suplementos, os chamados 4:1, na proporção de 4 g de carboidrato para 1 g de proteína. Outros, preferem comer ovos, carnes com batata e frutas. Vai depender de cada pessoa, mas é legal ter em mente esses dois nutrientes.

Por: Brenda Prestes

Fonte: Livia Hasegawa,nutricionista esportiva

Transcrito: http://www.sportlife.com.br/nutricao/dicas-alimentacao-corridas-longa/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: