Qual é o intervalo de tempo ideal entre as refeições?

Descubra qual é o melhor intervalo de tempo para as suas refeições diárias para manter o corpo em constante funcionamento

Comer de 3 em 3 horas sempre foi uma estratégia recomendada para uma alimentação saudável, pelos seguintes motivos: redução da compulsão, aumento da saciedade e manutenção dos níveis sanguíneos de cortisol (o hormônio do estresse), açúcar e outros nutrientes. Mas atualmente outras intervenções vêm sendo estudadas e analisadas, como a nutrição comportamental e o jejum intermitente.

Um dos pilares da reeducação alimentar e da nutrição comportamental é que devemos comer de acordo com os sinais de fome, saciedade e satisfação.
Atualmente nossos sinais internos estão equecidos pela correria do dia a dia, a não valorização do comer, estresse, e também quando se tenta seguir regras impostas externamente (dietas, “comer de 3 em 3 horas”, etc.).

Daí a importância de seguir um plano alimentar individualizado, levando em conta o metabolismo de cada um, o ritmo de vida e outras particularidades.
Alguns estudos já mostraram os efeitos benéficos de ficar períodos longos sem se alimentar (jejum intermitente) especialmente na redução de fatores de risco metabólicos para doenças crônicas, como redução de gordura abdominal e mudanças nos níveis de hormônios, maior oxidação de gorduras, diminuição de LDL colesterol, redução dos níveis de insulina, modulação da inflamação, entre outras coisas.

De acordo com a nutri, se você possui alguma doença, problema neurológico ou psicológico, está grávida ou amamentando deve ter ainda mais cautela com qualquer dieta restrita, jejum intermitente. Caso queira saber mais sobre nutrição comportamental, o ideal é procurar um nutricionista.

Por: Brenda Prestes

Fonte: Adriana Pantaleão,nutricionista clínica e esportiva Também atua como nutrichef funcional

Transcrito: https://sportlife.com.br/qual-intervalo-tempo-ideal-refeicoes/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: