Quais são os benefícios do jiu-jitsu para o corpo? Descubra!

A luta é uma aliada da saúde e promove uma série de vantagens ao organismo

A arte surgiu no Japão há mais de 3.600 anos, como estratégia dos samurais para enfrentarem os adversários. Com a imigração, o jiu jitsu ganhou o mundo e recebeu adaptações com estilos do judô e o aikido. Tem como princípio derrubar o adversário utilizando o próprio corpo, sem grandes golpes. Mas quais são os benefícios do jiu-jitsu para o corpo?

Além de possibilitar a perda calórica, graças ao seu intenso treino, a arte aumenta a flexibilidade do corpo, melhora a condição cardíaca, favorece a imunidade e alivia o estresse. Vem saber mais sobre todos os benefícios do jiu-jitsu para a sua saúde!

Por que praticar o jiu-jitsu?

Descubra boas razões para apostar no exercício!

1 Corpo definido

Por se tratar de um esporte de alto gasto energético, 1h30 de treino pode possibilitar o gasto de 1.000 calorias, fazendo com que o corpo consuma energia para se recuperar durante várias horas. Dessa forma, quando o exercício é atrelado à boa alimentação, pode promover a perda de peso. Segundo Jéssica Cristina, instrutora de jiu-jitsu, o exercício envolve um treino aeróbio e anaeróbio, tem muita movimentação e é intenso, por isso que fortalece os músculos e ajuda a perder gordura.

2 Imunidade mais forte

A luta protege e reforça o sistema imunológico porque, com a prática, há o ganho de massa muscular, fazendo com que a pessoa fique mais forte fisicamente. Com esse exercício, é comum que o praticante melhore a sua alimentação, fortalecendo o sistema imunológico e ficando longe de doenças, como gripes e resfriados. “Toda e qualquer atividade feita na intensidade adequada, com o tempo, vai aumentando a resistência do corpo e, consequentemente a imunidade”, afirma Fábio Marmontel, instrutor de jiu-jitsu.

3 Coração protegido

Como o jiu-jitsu é considerado um esporte completo, ele também trabalha a condição cardiorrespiratória. Dessa forma, a cada dia, o atleta luta e melhora a condição cardíaca. “Como a movimentação é constante, os batimentos vão lá em cima e, com isso, os praticantes aprendem a controlar a respiração. Em uma luta de faixa preta, por exemplo, que dura 10 minutos, controlar a respiração é fundamental”, diz Jéssica Cristina.

4 Longe do estresse

“Depois de um dia de trabalho, a prática esportiva é a mais escolhida como alternativa diária na vida das pessoa. Assim, o corpo libera substâncias, como serotonina – hormônio do prazer -, que fazem com que a pessoa relaxe e sinta um sentimento de paz interior”, diz Fábio. Por isso, a atividade também é indicada para quem vive uma rotina estressante e cheia de desafios. “Costumamos dizer que o jiu-jitsu é uma terapia. Quando chegamos no treino, descarregamos toda a ansiedade, problemas do dia a dia e somos inundados de hormônios que nos dão prazer”, completa Jéssica.

Por: Created by Alto Astral

Larissa Mortari

Fonte: Jéssica Cristina, instrutora de jiu-jitsu,

Fábio Marmontel, instrutor de jiu-jitsu.

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/beneficios-jiu-jitsu-corpo/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: