Prepare-se: o período de doenças respiratórias começa agora

Banner de dentro dos postsA chegada do outono requer mais cuidados com a saúde. Isso porque as mudanças climáticas favorecem o contágio de doenças, como a gripe, bronquiolite e pneumonia. No entanto, alguns cuidados podem diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas. É o que explica a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sonia Liston.

“Os shoppings centers, supermercados, transportes públicos e outros lugares onde se tem um aglomerado de pessoas são ideais para a transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. Se o indivíduo estiver com imunidade baixa, por exemplo, as bactérias encontram locais para se alojar e então teremos uma pneumonia”, afirma.

Também é recomendável a hidratação das mucosas nasais com soro fisiológico para diminuir a irritação causada pelo ar seco.

flu

Dois grupos estão mais suscetíveis a resfriados e gripes: crianças e idosos. O primeiro porque não adquiriu imunidade, o outro porque as defesas do organismo estão mais fracas.

Por isso, a pediatra recomenda a aplicação da vacina contra a gripe, além de evitar contatos com pessoas que tenham sintomas de algumas dessas doenças e fazer a higienização das mãos com maior frequência.

“A imunização contra a gripe para todos os grupos é muito importante. Claro, como qualquer vacina, é natural a reação. Se houver manifestação, o mais provável é que a pessoa já estivesse infectada antes da imunização”, finaliza a médica.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000

Fonte: Sonia Liston pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: