PET COM DIABETES: SAIBA O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O APARECIMENTO DA DOENÇA

Se o seu animal apresentou: perda de peso, aumento da ingestão de água, de comida e da produção urinária, é importante ficar atento, pois seu pet pode estar com diabetes. Saiba mais!

Sinais do diabetes em animais

Nem eles escapam dessa patologia. A doença se manifesta por uma deficiência na produção ou na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. “Vários fatores contribuem para o aparecimento do diabetes, como predisposição genética, obesidade, infecções, pancreatites, entre outros”, conta FláviaTavares, veterinária e vice-presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV).

Os sinais em pets são a perda de peso, o aumento da ingestão de água, de comida e da produção urinária. Flávia diz que a doença pode provocar catarata de aparecimento rápido, neuropatia periférica (doença das fibras que ligam os tecidos ao sistema nervoso central [SNC], frequente em felinos) e pode evoluir para cetoacidose diabético, com aparecimento de falta de apetite, vômito, diarreia, alteração respiratória e até a morte. “A castração é preventiva em cadelas. Dieta saudável e exercícios também fazem parte. Já nos felinos, a patologia é evitada pelo controle do peso”, explica a veterinária. Ao notar algum desses sintomas, procure um veterinário para o tratamento adequado.

Por: Letícia Ronche

Adaptação: Kelly Miyazzato.

Fonte: Flávia Tavares, veterinária e vice-presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV).

Transcrito: http://revistavivasaude.uol.com.br/familia/pet-com-diabetes-saiba-o-que-pode-contribuir-para-o-aparecimento-da-doenca/6975/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: