O poder da aveia: conheça seus tipos e propriedades

Aveia em flocos, farelo de aveia, farinha de aveia: Qual a melhor opção para mim? O nutricionista Artur Pereira, responde essas perguntas!

A aveia é um alimento rico em proteínas, carboidratos, vitaminas, ferro, cálcio e fibras. Fonte de carboidrato complexo, fornece 400 cal em 100 g, auxilia a redução do colesterol, melhora do fluxo intestinal, reduz a carga glicêmica das refeições e fornece micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo – como vitaminas do complexo B, e antioxidantes. Sabemos que existem diferentes tipos de aveia, como: aveia em flocos, farelo de aveia e farinha de aveia, entre outros. Vamos falar de alguns deles:

Aveia em flocos

Os flocos de aveia são produzidos através da prensagem dos grãos integrais, sendo assim, a maior parte dos nutrientes da aveia são preservados nesse processo. Encontramos no mercado dois tipos de aveia em flocos: em flocos finos e flocos regulares. A diferença entre as duas está somente no tamanho dos flocos prensados, não havendo diferença significativa em relação ao teor de nutrientes.

Quanto a sua aplicação na culinária, temos algumas limitações devido a apresentação em flocos. Cai bem em sucos naturais e leite desnatado, e também acompanhado de frutas.

Aveia em farelo

O farelo de aveia é produzido a partir da camada mais externa do grão, isto é, da casca do grão. Possui grande versatilidade na cozinha, podendo ser utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos ou incluído em sucos e vitaminas (leite batido com frutas).

Farinha de aveia

A farinha de aveia é produzida a partir da parte mais interna do grão, sendo desprezada a casca. Seu teor de fibra é bem menor quando comparado com farelo de aveia e os flocos. Sua textura mais fina possibilita a utilização em diversas receitas, podendo substituir a farinha de trigo em alguns casos, sendo usada em bolos, pães, panquecas, etc. Assim você ganhará nos alimentos os benefícios dos antioxidantes, vitaminas, carboidratos, etc. contidos na aveia e dará um toque a mais nas receitas.

Receitas com aveia

Coloque em um prato frutas geladas cortadas em pedaços, cobertas com creme de leite de soja e polvilhadas por cima generosamente com uma ou duas colheres de aveia em flocos.

Bolo integral de banana e aveia

>3 ovos
>1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
>1/2 xícara de chá de aveia em flocos ou farinha de aveia
>2 xícaras de chá de açúcar mascavo
>3/4 de xícara de chá de óleo
>8 bananas médias ou 6 grandes, amassadas
>1 colher de sopa cheia de fermento
>canela a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC por 5 minutos. Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata até obter uma massa homogênea. Unte uma forma com manteiga e farinha de aveia, despeje a massa. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média. Rende 8 porções.

Por: Brenda Prestes

Fonte: José Artur Pinho Pereira, nutricionista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na Clínica Dr. Fernando Bianco.

Transcrito: http://www.sportlife.com.br/nutricao/aveia-tipos-propriedades/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: