Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe e quer imunizar 49 milhões

Banner de dentro dos postsPúblico-alvo pode se vacinar até dia 20 de maio; sábado terá “Dia D”

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (27) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O imunizante deste ano protegerá contra três subtipos do vírus Influenza, incluindo o H1N1. O objetivo da pasta é imunizar 80% do público-alvo, que é de 49,8 milhões de pessoas. Com o slogan “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”, a campanha vai até dia 20 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar na rede pública crianças de seis meses a cinco anos, além de idosos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, índios, doentes crônicos e funcionários do sistema prisional.

Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, com postos fixos e volantes, será realizado neste sábado (30).

Segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, “todos os Estados estão com estoques suficientes vacina”, pois estão sendo enviadas aos estados e municípios cerca de 54 milhões de doses.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até levar à morte. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias.

foto gripe

Antecipação e mortes por H1N1

Devido ao número de casos de gripe, ainda no fim do verão, diversos Estados, como São Paulo, anteciparam a campanha da gripe.

Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, foram contabilizados até sábado (23), um total de 1.365 infecções provocadas por H1N1, 34% a mais do que o indicado semana anterior. Apesar disso, no boletim passado, o aumento entre uma semana e outra havia sido significativamente maior: 47%. Foram contabilizados até agora 230 mortes em decorrência da infecção, 50,3% a mais do que indicado no informe anterior.

Transmissão do vírus influenza

A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, mesmo para as pessoas já vacinadas, o indicado é procurar um serviço de saúde.

Do R7

Fonte: Ministério da Saúde

Transcrito:http://noticias.r7.com/saude/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-quer-imunizar-49-milhoes-27042016

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: