Inhame: melhor carboidrato para dieta, ajuda a emagrecer até 3 kg por mês

Apenas substituindo os carboidratos refinados por essa raiz é possível estabilizar os níveis de insulina no organismo e mandar embora até 3 kg por mês, com saúde e sem passar fome

Muito nutritivo devido à grande presença de proteínas e fibras, o inhame traz inúmeros benefícios para a saúde devido aos teores de minerais como cálcio, fósforo, manganês e ferro, carboidratos complexos e aminoácidos essenciais. De acordo com a nutricionista especialista em fitoterapia, Maria Flávia Sgavioli (SP), esse tubérculo contém compostos bioativos como os carotenoides, que têm efeito antioxidante que protegem contra câncer. “Os esteroides vegetais do inhame bloqueiam a ação do estrogênio no câncer de mama e ajudam a bloquear a absorção do colesterol, o que pode contribuir para o controle do colesterol alto”, reforça.

Resistência à insulina

A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas que tem importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue. Dessa forma, Maria Flávia esclarece como funciona a relação entre insulina e emagrecimento: “Entre outras funções, esse hormônio transporta o açúcar do sangue para dentro das células e, então, gera energia para o corpo. Porém, o consumo de carboidratos refinados, como pães, massas, bolos, arroz branco ou batata-inglesa, eleva os níveis de insulina, e isso pode levar à obesidade”.

A nutricionista ressalta que, ao trocarmos esses itens pelo consumo de inhame, conseguimos bons resultados no controle da insulina e, com isso, prevenir ou, ainda tratar problemas de sobrepeso. “Embora o emagrecimento esteja muito relacionado às particularidades de cada pessoa, somente essa substituição pode levar à perda de até 3 kg em um mês”, ressalta Maria Flávia.

Além da perda de peso, a troca de carboidratos simples pelo inhame, um carboidrato de boa qualidade, traz como benefício a redução do risco de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2.

Sabor adaptável

O inhame tem paladar suave e facilmente adaptável, por isso pode ser combinado a uma infinidade de outros alimentos sem comprometer os sabores. Ele pode ser preparado da mesma forma que a batata-doce, cozido e cortado em fatias ou, ainda, em forma de purê, sem a necessidade do uso de leite. “Se cozido no vapor ou na água, após soltar a casca, é só amassar com um garfo no caso do purê ou cortar em rodelas para acompanhar saladas e carnes, ou para ir ao forno com especiarias e azeite extravirgem”, ensina Maria Flávia. O tubérculo também pode ser consumido cru. Depois de descascado e lavado, é só ralar e temperar com azeite extravirgem, sal e limão e acrescentar em saladas ou sucos. “Para os intolerantes ou alérgicos ao leite de vaca, é possível produzir uma bebida vegetal de inhame, boa opção também para veganos”, finaliza a nutricionista.

Por: Ingrid

Texto: Rita Santander

Adaptação web: Victoria Bassi

Fonte: Maria Flávia Sgavioli,nutricionista especialista em fitoterapia, (SP)

Transcrito: http://dietaja.uol.com.br/inhame-melhor-carboidrato-para-dieta-ajuda-a-emagrecer-ate-3-kg-por-mes/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: