É NECESSÁRIO DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE VERMELHA PARA EVITAR CONTRAIR O CÂNCER?

Banner de dentro dos postsO alerta que veio da Organização Mundial da Saúde (OMS) vale também para o alimento processado. Descubra se é necessário diminuir o consumo de carne vermelha para evitar contrair o câncer

O gosto do bacon, da salsicha e do salame passa a ter um sabor mais amargo durante as refeições. Isso porque a Agência Internacional de Investigação de Câncer (sigla em inglês, IARC), relacionada a OMS, anunciou que o consumo desse tipo de carne processada é a porta de entrada para o câncer, especialmente o que aparece no intestino.

“Há pesquisas que apontam que os nitratos, conservantes adicionados a algumas carnes processadas, produzem compostos causadores de câncer. Outro fator são os produtos defumados, que podem conter hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que se desenvolvem no calor elevado e são cancerígenos”, aponta Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista (SP). E para quem não abre mão da carne vermelha — churrasco, carne de porco… — é bom saber que ela também está no grupo de alerta. Em excesso é uma causa provável da doença. “Isso não é razão para parar de comer carne vermelha. Mas para ter atenção às processadas. A recomendação é ingerir peixe, carnes brancas e vegetais.”

canrevermelha

Carne x câncer: veja as evidências científicas sobre o alimento e a doença

São consideradas como carnes vermelhas os cortes bovinos, suínos, de cordeiro.
Carne processada é aquela que para ser conservada passa por procedimento como defumação, cura, adição de sal ou conservantes.
Quanto menor for o consumo, menor será o risco de desenvolver o câncer.
De forma moderada, a carne é fonte de nutrientes, como proteínas, ferro e zinco.

Por: Priscila Pegatin

Adaptação Kelly Miyazzato

Fonte: Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista (SP).

Transcrito:http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/e-necessario-diminuir-o-consumo-de-carne-vermelha-para-evitar-contrair-o-cancer/6028/

Banner de dentro dos posts 2

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: