Descubra os benefícios dos alimentos com vitamina B

Banner de dentro dos postsComplexo de vitaminas pode ajudar a tratar ou prevenir problemas de saúde.

Alimentos com vitamina B são essenciais para a saúde e o bem-estar. Além dos produtos naturais, os nutrientes desse complexo vitamínico também podem ser encontrados em suplementos. O importante é garantir a manutenção das funções do corpo com a quantidade certa de cada vitamina.

Benefícios dos alimentos com vitamina B

As vitaminas do complexo B são solúveis em água e compartilham características em comum. Justamente por isso, são agrupadas sob um mesmo nome.

Todos esses micronutrientes são considerados essenciais para o organismo. Muitas vezes, são vistos como estimulantes naturais do sistema imunológico e amigos da saúde do coração. Além disso, aliviam a ansiedade e ajudam a combater doenças de pele.

Um relatório de 2010, publicado na revista PLos ONE, indica que as vitaminas B são capazes, ainda, de auxiliar a proteger contra problemas de memória relacionados à idade. Confira a seguir a função de cada uma delas e saiba onde encontrá-las.

alimentos-ricos-em-vitamina-b12-1

Funções das vitaminas do complexo B

Entenda como cada vitamina do complexo B atua no seu organismo e quais são as suas principais fontes:

B1 (tiamina)

Essa vitamina ajuda o corpo a produzir novas células saudáveis. É muitas vezes chamada de vitamina antiestresse, por causa de sua capacidade de proteger o sistema imunológico. É possível encontrá-la em cereais integrais, amendoim, feijão, espinafre, couve e gérmen de trigo.

B2 (riboflavina)

Essa vitamina B funciona como um antioxidante que combate os radicais livres, podendo prevenir envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças cardíacas. A riboflavina também é importante para a produção de glóbulos vermelhos, necessários para o transporte de oxigênio no corpo. Você a encontra em amêndoas, arroz selvagem, leite, iogurte, ovos, couve-de-bruxelas, espinafre e soja.

B3 (niacina)

Uma das principais utilizações de niacina é aumentar o colesterol HDL, conhecido como colesterol bom. A vitamina, usada topicamente e ingerida, também pode tratar a acne. É possível encontrá-la na carne vermelha, no leite, em ovos, no feijão e em verduras.

B5 (ácido pantotênico)

Pequenas quantidades de vitamina B5 são encontradas em quase todos os grupos alimentares. Ela quebra gorduras e carboidratos para energia, sendo responsável pela produção de hormônios sexuais e ligados ao estresse – incluindo testosterona. Abacate, iogurte, ovos, carne e legumes são ricos nessa vitamina.

B6 (piridoxina)

A piridoxina tem importante papel nos padrões de humor e sono porque ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina – esse último, hormônio do estresse. Alguns estudos sugerem que a vitamina B6 pode reduzir a inflamação em pessoas com artrite. Fontes incluem frango, peru, atum, salmão, lentilha, sementes de girassol, queijo, arroz e cenoura.

B7 (biotina)

Dada sua associação com cabelo, pele e unhas saudáveis, essa vitamina B também pode ajudar as pessoas com diabetes a controlar elevados níveis de glicose no sangue. É especialmente importante durante a gravidez, sendo vital para o crescimento normal do bebê. Basta consumir cevada, fígado, carne de porco, frango, peixe, batata, couve-flor, gema de ovo ou nozes para obtê-la.

B9 (ácido fólico)

Entre os alimentos com vitamina B, os com ácido fólico também são importantes para grávidas, uma vez que a substância favorece o crescimento do bebê e impede defeitos de nascimento. Fontes naturais incluem folhas verdes escuras, beterraba, salmão, leite e feijão.

B12 (cobalamina)

Funciona com a vitamina B9 para produzir células vermelhas do sangue e ajudar o ferro a fazer seu trabalho. A vitamina B12 só é encontrada em produtos de origem animal, como peixes, mariscos, leite, ovos, carne bovina e suína.

POR
REDAÇÃO

http://vivomaissaudavel.com.br/alimentacao/dietas/descubra-os-beneficios-dos-alimentos-com-vitamina-b/

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: