Descubra a função dos suplementos alimentares e como eles podem te ajudar!

Ganhar massa muscular, queimar gordura ou simplesmente suprir carências nutricionais: os suplementos alimentares podem ser adaptados para necessidades diferentes e tornarem-se grandes aliados, seja qual for o objetivo. Importante lembrar, porém, que qualquer plano de alimentação deve ser desenvolvido por um profissional, que vai ter o cuidado de pensar no equilíbrio do seu organismo.

Quem pode usar?

Segundo o nutricionista e educador físico Marcelo Carvalho, os suplementos alimentares às vezes são confundidos com esteroides anabolizantes, o que dificulta entender a sua verdadeira composição, a maneira como eles funcionam no corpo e os benefícios que podem proporcionar. “A suplementação pode ser usada por pessoas que praticam exercícios, assim como no tratamento de desordens cognitivas, desordens metabólicas, e em idosos que apresentam redução da massa muscular ou dificuldade de locomoção”, explica.

Terceira idade

Para esse grupo específico, Marcelo alerta que é necessário corrigir o consumo total de proteínas ao longo do dia para manter a capacidade funcional do músculo, algo que pode ser feito com a inclusão de suplementos proteicos na alimentação. “Como grande parte dos idosos tem dificuldade de mastigar, acaba não ingerindo a quantidade ideal de proteína. Assim, os suplementos proteicos são utilizados com esse propósito, justamente para complementar a necessidade nutricional desse paciente”, alerta. A glutamina é outra suplementação que colabora com o equilíbrio das funções orgânicas do indivíduo. Ela ajuda a fortalecer as células do intestino, além de prevenir diarreias e infecções, deixando o sistema imunológico protegido.

Atleta de fim de semana?

Não tem problema se você ainda está voltando a se aventurar nas práticas esportivas. Existem suplementos alimentares que podem dar uma força nesse desafio e melhorar a disposição, entre eles a creatina. Aliás, ela tem sido utilizada não só por atletas de fim semana, mas por quem leva uma vida agitada de segunda a segunda: o nutricionista e educador físico Marcelo destaca que a creatina aumenta a tolerância às atividades físicas, favorece a recuperação dos músculos e ainda atua na saúde óssea, articular, metabólica e cognitiva.

Por: Brandlab

Fonte: Marcelo Carvalho, nutricionista, educador físico, palestrante e membro do Time Probiótica

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/funcao-suplementos-alimentares/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: