Damasco: 7 benefícios que você não sabia

Alguns alimentos possuem propriedades que realmente fazem a diferença no corpo. Saiba por que o damasco é um deles e deve estar presente na sua dieta

O damasco é um alimento com propriedades funcionais que vão além da nutrição básica: elas atuam em sistemas e funções importantes de todo o corpo. Ou seja, um remédio natural na prevenção de doenças cardíacas, visuais, respiratórias, entre outras. Veja o que uma porção diária de damasco pode fazer pela sua saúde:

Ossos e articulações

O damasco ajuda a prevenir a osteoporose e artrite, além de fortalecer as articulações. Seu efeito anti-inflamatório ajuda a reduzir a dor.

Pulmões e sistema respiratório

Diminui os sintomas de asma e alergias respiratórias.

Coração

O damasco possui catequinas que atuam na proteção das paredes dos vasos sanguíneos no equilíbrios dos níveis de colesterol. Dessa forma, evita-se a hipertensão, um mal cada vez mais comum na população brasileira.

Peso e sistema digestório

O alto teor em água e fibras insolúvel do damasco ajuda na perda de peso. Sem falar que as fibras evitam indigestão e prisão de ventre.

Pele e cabelos

O betacaroteno e as vitaminas A e C são essenciais para uma pele e mucosas saudáveis. E o damasco é fonte desses nutrientes. Por isso, aposte na fruta (seca ou versão in natura) durante o verão. Assim, sua pele se manterá hidratada e protegida contra o câncer e envelhecimento precoce.

Olhos

Quer uma visão plena em todas as fases da vida? O damasco pode contribuir para a integridade dos seus olhos, prevenindo catarata, degeneração macular e outras patologias visuais.

Sangue

Tanto a versão fresca como a desidratada oferece grande quantidade de ferro, cobre, vitamina C e ácido fólico, encarregados de prevenir a anemia, atuando na produção de glóbulos vermelhos e brancos.

O elemento surpresa do damasco

A fruta era utilizada pelos antigos como um remédio natural para dores de ouvido, queimaduras, óleos afrodisíacos, tumores… Hoje, a indústria cosmética descobriu suas propriedades hidratantes e aposta na produção de cremes e óleos corporais. Ou seja, se você não curte o damasco como um
alimento, pode aproveitar sua riqueza de outras formas.

Por: Amanda Preto

Transcrito: http://www.sportlife.com.br/nutricao/damasco-7-beneficios-voce-nao-sabia/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: