Cuidado: você está perdendo sua visão! Descubra como se prevenir

Banner de dentro dos postsFicar horas contínuas em frente às telas é apenas um dos hábitos que estão nos fazendo perder a visão aos poucos. Descubra os demais e previna-se

Até 90% das pessoas que diariamente passam mais de três horas contínuas em frente às telas podem desenvolver a chamada síndrome da visão do computador, de acordo com estimativas da Associação Americana de Optometria, dos Estados Unidos, que define o quadro como uma mistura de fadiga, desconforto e ressecamento ocular. “A medicina ainda investiga a influência que a luz emitida por esse tipo de aparelho exerce sobre o olho, mas sabe-se que passar tanto tempo focado em objetos muito próximos, como laptops, tablets e smartphones, é um atalho para a miopia. É como se os olhos se acomodassem e, aos poucos, perdessem a capacidade de enxergar o que está a mais de um palmo à frente do nariz”, explica André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de São Paulo. A cada 30 minutos, lembre-se de fazer uma pausa para relaxar a musculatura ocular com um exercício simples de pelo menos 30 segundos, olhando para pontos que estejam distantes, em diversas direções, sem mexer a cabeça. Outra boa dica é não assistir à televisão ou navegar na internet no escuro – a luz ambiente ajuda a neutralizar o brilho dos monitores.

retonopatia

Diabete e visão

O diabete é a principal causa de cegueira evitável antes dos 65 anos. “Esse excesso de açúcar dificulta a circulação sanguínea na retina e lesiona pequenas artérias, o que, em longo prazo, gera deformações e provoca o deslocamento desse tecido, localizado no fundo do globo ocular e responsável por converter o mundo à nossa volta em sinais elétricos traduzidos pelo cérebro em forma de imagens”, esclarece André Gomes. Detalhe: o rompimento desses vasos permite que sangue e gordura cubram a mácula (centro da retina), podendo levar à perda total da visão.

Luz azul, alerta vermelho

Emitida pelo sol e por alguns aparatos tecnológicos, essa radiação, tão nociva quanto os raios UV, também favorece a degeneração macular, prejudicando a nitidez com que enxergamos, porque penetra profundamente na retina. Lance mão de bonés, chapéus, viseiras e óculos com lentes blue block, de cor mais alaranjada, amarronzada.

Que coceira…

Coçar os olhos é a origem de muitas deformidades e traumas na córnea que, em casos graves, evoluem para ceratocone, doença que altera seu formato e espessura, deixando a visão distorcida.

por Ana Paula de Araujo

Texto Vand Vieira

Edição Giuliana Cury

Adaptação Ana Araujo

Fonte:André Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de São Paulo.

Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br//blogs/mulher-de-corpo/cuidado-voce-esta-perdendo-sua-visao-descubra-como-se-prevenir/10214

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: