Conheça os benefícios da beterraba na alimentação

Diabéticos também podem desfrutar das vantagens do tubérculo consumindo-o com moderação

São diversos os mitos que surgem em torno dos alimentos, ainda mais em tempos com tanto acesso à informação. A beterraba, por exemplo, é um vegetal de cor avermelhada, que sempre causa alguma dúvida para quem quer fazer uma dieta ou tem propensão à diabetes, por ser doce. Contudo, ela é extremamente importante nutricionalmente e, por isso, conversamos com a nutricionista Clara Gameiro Martins para esclarecer todos esses pontos e aprender melhor sobre os benefícios da beterraba. Confira!

Do que a beterraba é composta?

A beterraba é um tubérculo muito consumido em saladas, mas dela pode-se extrair também o açúcar, bem parecido com o da cana. Quando se fala em macronutrientes, é constituída principalmente por carboidratos e, em menor quantidade, de proteínas.

Quantas calorias possui uma beterraba?

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a TACO, em 100g de beterraba crua contém em média 48,8 calorias e, em média, 32,2 calorias se estiver cozida.

Quais os nutrientes da beterraba?

A beterraba é rica em fibras, vitaminas A, B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês.

Quais os benefícios da beterraba para a saúde?

A beterraba é utilizada para combater a anemia e para fortalecimento ósseo. Ela tem funções anti-inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e auxilia no controle da pressão arterial. É rica em antocianinas, que previnem infecções e em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Por ser rica em fibras, é um excelente alimento para fins laxativos. Para gestantes, é uma boa opção para inserir no cardápio por conter ácido fólico, que ajuda na formação do tubo neural do bebê. E tem sido bastante usada pelos praticantes de atividade física, pois é rica em nitrito, que se transforma em óxido nítrico e ajuda na vasodilatação, melhorando o transporte de nutrientes para o músculo.

Quem está de dieta pode consumir a beterraba?

Pode e deve consumir. Porém, embora seja um vegetal muito rico nutricionalmente, deve-se ter equilíbrio no consumo. Todo alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outros alimentos também importantes.

Cite algumas recomendações e restrições para o consumo da beterraba

A melhor forma de consumir o produto sem ter muitas perdas nutricionais, aproveitando ao máximo os benefícios da beterraba, é na sua forma crua, pois qualquer processo de cozimento ou de processamento altera o perfil de nutrientes e também promove perda de alguns que são termossensíveis. Pacientes portadores de diabetes devem consumir com moderação, pois é um alimento que possui um alto teor de carboidrato e dele se extrai açúcar. Pacientes renais e com formação de cálculos também devem evitar quando estiverem em crise renal. E pessoas com alergia a algum componente do alimento.

Por: João Paulo Fernandes

Fonte: Clara Gameiro Martins

Texto: Redação Alto Astral

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/conheca-beneficios-da-beterraba-alimentacao/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: