Confira os 5 principais problemas causados pela obesidade

As patologias ligadas ao excesso de peso são: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e complicações no fígado e articulações

Estar alguns quilinhos acima do peso ideal é algo comum na vida dos brasileiros, porém, estar muito acima pode significar uma gama problemas graves. Atualmente a obesidade atinge 18,9% da população, ligadas a ela, estão doenças como hipertensão, diabetes, problemas no fígado e articulações. Em pessoas obesas o risco de desenvolver hipertensão é 2,5 vezes maior do que em pessoas magras.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% em dez anos. De 11,8% em 2006, saltou para 18,9% em 2016. “Quando uma pessoa está acima do peso todo o seu organismo é sobrecarregado, ocasionando doenças. Além disso, alguns problemas de saúde não diretamente associados à obesidade podem se agravar. Quando a pessoa emagrece e passa a ter uma rotina saudável, se mantendo dentro do peso normal para sua estatura, muitos desses problemas deixam de ser uma condição e a pessoa retoma uma vida saudável”, explica o médico Victor Sorrentino. Conheça 5 problemas causados pela obesidade:

>1 Doenças cardiovasculares
São as que mais afetam os obesos, o excesso de tecido adiposo (gordura) causa inflamações responsáveis pela exaustão do sistema cardiovascular. Também pode causar o aumento do coração (hipertrofia) para dar conta do esforço necessário para bombear o sangue, sendo que, esse quadro pode evoluir para insuficiência cardíaca. Há aumento dos riscos de alterações vasculares, de infarto, morte súbita e de AVC.

>2.Diabetes
Essa associada ao alto consumo de carboidratos, que pode causar a exaustão do pâncreas com resistência a insulina. A doença é caracterizada pela grande quantia de glicose no sangue e a deficiência na produção de insulina (hormônio responsável por manter o índice de glicemia adequado). A patologia tem vários sinais de alertas que chamam a atenção, como o acúmulo de gordura na região abdominal, além de sintomas incomuns: sede excessiva, muita vontade de urinar, sinais na pele e fome constante. Algumas complicações causadas pelo diabetes são a obesidade, o aumento dos riscos de câncer e infarto.

>3.Hipertensão
A pressão alta é um dos problemas causados pela obesidade e representa o aumento dos níveis tensionais na corrente sanguínea, o que dificulta a circulação do sangue pelos vasos do corpo. Isso faz com que o coração trabalhe de forma acelerada e com mais potência. Também faz com que os riscos de alterações renais e AVC aumentem.

>4.Problemas no fígado
O órgão é responsável pela metabolização de macro e micronutrientes e quando é exigido que trabalhe demais, ele não consegue executar sua função corretamente. O aumento de células de gordura faz com que elas sejam distribuídas de forma errada pelo corpo, podendo ser estocadas no fígado. Esse acumulo de gordura pode causar problemas como hipertensão, diabetes, fibrose e cirrose hepática não alcoólica.

>5.Articulações
Essa é mais um dos problemas causados pela obesidade. O excesso de peso exige mais das articulações, o que faz com se desgastem com mais facilidade. Com as cartilagens deterioradas, existe um atrito entre os ossos, o que provoca dores, rigidez, inchaço e inflamações que dificultam a mobilidade da pessoa com obesidade. O problema mais comum é a artrose, mas também pode causar, por exemplo, “bico de papagaio” e “esporão de galo”, que são pequenas saliências que crescem ao redor das articulações. As partes mais afetadas costumam ser os pés, tornozelos, joelhos e quadril.

Por: Michele Custódio

Texto: Michele Custódio/Colaboradora

Fonte: Victor Sorrentino, médico

Transcrito: https://www.altoastral.com.br/problemas-causados-pela-obesidade/

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: