NotíciasNutrição

Ceia de Natal Ingredientes leves e nutritivos tornam pratos tradicionais mais saudáveis

É possível comer sem culpa nas festas de final de ano. A solução é optar por alimentos mais leves e saudáveis, sem abrir mão dos pratos tradicionais. É o que sugere a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Antonio. “Basta trocar por ingredientes de qualidade, que podem garantir o mesmo sabor”, salienta a especialista.

Substâncias termogênicas podem ser inseridas na ceia, pois auxiliam no gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Pimenta e gengibre, por exemplo, elevam a temperatura corporal e, consequentemente, aceleram a queima de gordura. Quando aliados a atividades físicas, seus efeitos são bem mais efetivos.

Outra dica da nutricionista é mudar o horário de consumo de determinados alimentos para facilitar a digestão. “Refeições feitas à noite, como a ceia de Natal, devem conter opções mais leves para evitar incômodos, já que o organismo leva, em média, quatro horas para concluir a digestão. No dia seguinte, se não conseguir abrir mão de pratos mais gordurosos, faça caminhadas e mantenha a hidratação ao longo do dia”.

Confira algumas opções de alimentos que podem ser substituídos em suas receitas, garantindo o mesmo sabor:

Para as carnes, prefira o peru, pois é fonte de proteína magra e de vitamina B6, possui teor de gordura muito baixo, auxilia na redução dos níveis de colesterol e melhora a resistência do sistema imunológico. Para garantir o sabor, utilize temperos caseiros.

Substitua o arroz branco pelo integral, que conta com mais nutrientes. Ele é rico em minerais essenciais, como manganês, ferro, zinco, fósforo, cálcio, selênio, magnésio e potássio, além das vitaminas B1, B2, B3, B6, E, K e ácido fólico. Também é benéfico para diabéticos, funciona na prevenção do Alzheimer, auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Para ficar ainda mais atrativo, o arroz integral pode ser preparado com amêndoas ou quinoa.

O tradicional salpicão pode ser feito com cenoura ralada, iogurte, queijo minas, cottage ou ricota. As saladas também podem ser temperadas com limão, vinagre e mostarda, deixando de lado os produtos industrializados.

Frutas cristalizadas, que contêm muito açúcar, podem ser substituídas por nozes, amêndoas e castanhas, que combatem o alto colesterol e auxiliam na renovação dos cabelos e da pele.

A farofa incrementada com bacon, ovos e presunto também pode ficar saborosa se preparada com quinoa, gergelim e castanhas.

Para as sobremesas, as frutas são a melhor opção, pois já têm o açúcar natural necessário para garantir o sabor. Mas, se você quer fazer uma receita especial, as tortas podem ser feitas com farinha integral e açúcar mascavo, e a rabanada, assada, ao invés de frita, economizando calorias.

Por:mariana Santos

Fonte: Ariane Braz Antonio,nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: