9 ingredientes alcalinos para você investir na dieta

Banner de dentro dos postsSaiba quais são os 9 ingredientes alcalinos que você deve investir na dieta para ficar com tudo em cima!

Brócolis

Eles exercem um importante papel na redução do risco de câncer graças à presença do glucosinato. Essa substância tem ainda propriedades bactericidas e destoxificantes, além de ser rica em fibras, vitaminas C e A, ácido fólico e ferro. Mais um motivo para comer brócolis: uma pesquisa publicada no Clinical Imunology afirma que eles ajudam a proteger contra inflamações respiratórias que causam asma e rinite alérgica. Preferencialmente cozidos no vapor, para preservar seus nutrientes, eles devem compor as refeições pelo menos de três a quatro vezes por semana.

Ameixa japonesa

Pouco consumida no Ocidente, a ameixa umeboshi é conhecida pelo sabor ácido-salgado acentuado. Segundo Mariana Duro, nutricionista funcional (SP), ela é rica em cálcio, ferro e fósforo, e ajuda bastante a alcalinizar o sangue. Por isso, uma única unidade ao dia já é capaz de ajudar no emagrecimento, na disposição, na absorção de nutrientes, na proteção de ossos e músculos e na melhora da imunidade.

Canela

Essa especiaria tem poder antisséptico, antioxidante e recentemente foi reconhecida como capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue por causa de um composto denominado metil-hidroxi chalcona (MHCP). É também redutora do colesterol e dos triglicérides.

Alho

Deveria ser consumido sempre e em grandes quantidades. É antimicrobiano; combate a gripe, resfriados e outras infecções; pode ser utilizado contra vermes intestinais; possui propriedades antioxidantes; previne o câncer; baixa a pressão arterial; afasta os pernilongos e outros insetos peçonhentos. Além disso, contém vitaminas A, C e E, que reforçam o sistema imunológico.

Quinoa

Como a dieta alcalina recomenda um menor consumo de carnes, a quinoa desponta como boa alternativa para dar sensação de saciedade e preservar os músculos. O grão é formado por 23% de proteínas. Contém todos os aminoácidos, fibras e potássio, e é uma ótima fonte de carboidrato com baixo índice de glicose. Por isso, ajuda a saciar a fome e protege contra o diabetes. Outra vantagem é a alta concentração de triptofano, que traz bem-estar. É um excelente alimento para atletas, vegetarianos e para quem quer emagrecer.

batata-doce

Batata Doce

Retarda o envelhecimento porque contém uma proteína específica que atua como antioxidante. Tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso, e ainda possui betacaroteno, que atua no nosso sistema imunológico, além de melhorar a pele. É indicada para quem quer fortalecer a memória e uma aliada dos diabéticos, pois diminui os níveis de açúcar no sangue.

Inhame

É excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, fundamentais para a fortificação dos ossos e dentes. Trata-se de um alimento de fácil digestão. Pode ser consumido cozido no vapor, em sopas, nhoques ou até mesmo cru. Basta ralar e comer na forma de salada.

Semente de abóbora

Tem uma enorme concentração de antioxidantes, vitaminas (A, E, K e B3), proteínas e minerais como zinco, cobre, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Essas propriedades fortalecem o sistema imunológico, preservam a saúde da próstata, previnem a osteoporose e as dores de artrite, atuam como vermífugos e ainda ajudam a controlar os níveis de glicemia, colesterol e pressão sanguínea. As sementes também atenuam o risco de cálculos renais. Existem várias maneiras de consumi-las: dá para torrar e colocá-las inteiras na salada; comê-las com frutas; triturar e colocá-las em sopas ou até mesmo caramelizar e utilizar no preparo de barras de cereais caseiras.

Rabanete

É cheio de vitamina C e niacina, o que dá resistência aos tecidos e age contra infecções, evitando problemas de pele.Também possui pequenas quantidades de ferro e potássio. Pode ser ingerido cru, cozido ou em saladas, e não precisa ser descascado.

Texto Redação

Adaptação Web Evelyn Cristine

Fonte: Mariana Duro, nutricionista funcional (SP)

Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/9-ingredientes-alcalinos-para-voce-investir-na-dieta/

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: