EXTRAÇÃO TARDIA DO DENTE DO SISO TRAZ COMPLICAÇÕES À SAÚDE – IDOSOS SÃO OS MAIS AFETADOS

Banner de dentro dos postsOs dentes do siso ou os do juízo, como são também popularmente chamados os terceiros molares, costumam nascer mais tarde, localizados no final da arcada dentária e, na maioria dos casos, devem ser extraídos para não causarem complicações à estrutura óssea e à saúde de um modo geral, segundo informações divulgadas pelo Conselho Federal de Odontologia.

O problema acontece, segundo a cirurgiã-dentista, Dra. Regina Bregalda, especialista em implante e reabilitação oral, quando não há espaço suficiente na boca para o crescimento do siso, prejudicando assim a boa higienização e mastigação. Nesse caso, é possível ocorrer o surgimento de cáries ou doenças gengivais, afetando mais tarde a estrutura óssea da arcada dentária.

Após os 30 anos de idade, os terceiros molares se juntam com os ossos maxilares e a incidência de infecções pós-operatórios, para retirada do siso, é muito maior. Dra. Regina Bregalda explica que em pacientes acima de 60 anos, a situação pode ser ainda mais complicada e o cuidado deve ser redobrado. ‘’Nos idosos, há chances de um quadro de degeneração intraóssea e formações de pequenos focos de infecção, o que, além de afetar a saúde bucal do idoso, acaba expondo-o a riscos mais graves, como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.’’ Um estudo realizado nos Estados Unidos e na Inglaterra constatou que a presença de focos infecciosos na boca e ossos maxilares está diretamente ligada ao aumento de infartos e AVC.

dentegloss

O ideal é que o procedimento de extração ocorra entre os 15 e 20 anos e a indicação é visitar frequentemente o dentista e seguir as suas indicações. Se não houver espaço suficiente na boca, o mais adequado é extrair os dentes do siso, para evitar o risco de desenvolver problemas mais sérios. Maus hábitos na higienização podem agravar problemas como cáries, halitose, doenças da gengiva e no aparelho digestivo, além de infecções e inflamações na região do siso.

Por:Patricia Levy
Arrojada Comunicação e Marketing
31 3141 3626 / 31 99345 3626
www.arrojada.com.br

Fonte:Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO).

Banner de dentro dos posts 2

You May Also Like

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: